Select Page

Frio polar e vento chegam em força este fim de semana à região

Frio polar e vento chegam em força este fim de semana à região

Frio e vento vão chegar em força fim de semana. Depois de uma semana de temperaturas amenas, uma massa de ar polar, proveniente da Islândia, irá provocar uma acentuada descida das temperaturas. Em alguns pontos do distrito, os termómetros deverão descer até aos dois graus.

Este fim de semana tem a particularidade de marcar não só a chegada da hora de inverno (às duas da manhã de domingo, os relógios devem ser atrasados 60 minutos), bem como do frio característico daquela estação do ano.

A queda nos valores da temperatura será mais evidente já durante o dia de amanhã, sábado, e no domingo. A situação resulta do “transporte de uma massa de ar polar, muito frio e relativamente seco, vindo da Islândia”, motivando a previsão de “uma mudança significativa do estado do tempo, com a passagem de uma situação de temperaturas amenas, para uma outra, em que o frio e o vento serão o mais significativo”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Assim, depois de, na última quinta-feira, a cidade de Leiria ter registado uma temperatura máxima na ordem dos 27 graus, prevê-se que este sábado os termómetros não ultrapassem os 15 graus e que no domingo a temperatura máxima se fique pelos 13 graus.

Neve é possibilidade

Já no que se refere às temperaturas mínimas, Leiria chegará aos oito graus no sábado e aos quatro graus no domingo. Contudo, no norte do distrito de Leiria, as temperaturas mínimas poderão descer até aos dois graus no domingo (em Castanheira de Pera e Ansião).

“As temperaturas baixas associadas ao vento mais intenso, deverão originar desconforto térmico”, avança ainda o IPMA. Quer isto dizer que com a intensificação da força do vento, o frio será sentido de forma mais sublinhada.

Pelo menos para domingo, existe a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos no litoral Norte e Centro e no interior a norte da serra da Estrela, que a ocorrer serão de neve nas terras altas acima de 1000/1200 metros”, referem ainda os meteorologistas do IPMA.  No sábado, o céu deverá apresentar-se parcialmente nublado.

O início da semana deverá ficar marcado pela chuva ou aguaceiros, prevendo-se que as temperaturas máximas registem uma pequena subida lá mais para o final da semana. 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

O Governo português informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This