Assinar

Museu de Leiria

Ideia surgida ainda em tempos da monarquia liberal, o Museu de Leiria ficou a dever a sua concretização aos esforços persistentes de Tito Larcher (1865-1932), que tomaram forma no decreto de 15 de novembro de 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria.

Em 2006 iniciou-se o processo que devolve à vivência da cidade o Convento de Santo Agostinho, monumento construído a partir de 1577 (a igreja) e 1579 (o complexo conventual), e agora habitado pelo novo Museu de Leiria, desde 15 de novembro de 2015.

A qualidade do Museu de Leiria tem sido reconhecida com sucessivos prémios, de que são exemplos a conquista do Prémio de Marketing Cultural, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia em 2018, Prémio Siletto do Fórum Europeu dos Museus em 2017, o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura.

O programa museológico tem acento na participação da comunidade e enquadra, para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios.

O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços expositivos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, propondo um caminho, necessariamente sumário, por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do país. No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

No primeiro ano desta nova vida, entre novembro de 2015 e novembro de 2016, recebeu 16.767 visitantes.

Distinções

– Prémio Dibner (Society for the History of Technology), 2019

– 1º lugar – Prémio Projeto Internacional (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2019

– Integração no Clube de Excelência “The Best in Heritage”, 2018

– 1º lugar – Prémio Marketing Cultural (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2018

– Vencedor do Prémio Silletto (European Museum Forum), 2017

– 1º lugar – Melhor Trabalho de Museografia (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2016

– Menção Honrosa Acessibilidade Física – Prémio Acesso Cultura, 2016

– 1º lugar – Prémio Concelho Mais Acessível (Instituto Nacional para a Reabilitação), 2016

– Menção Honrosa Melhor Museu (APOM – Associação Portuguesa de Museologia), 2016

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.