Select Page

Museu de Leiria

Museu de Leiria

Ideia surgida ainda em tempos da monarquia liberal, o Museu de Leiria ficou a dever a sua concretização aos esforços persistentes de Tito Larcher (1865-1932), que tomaram forma no decreto de 15 de novembro de 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria.

Em 2006 iniciou-se o processo que devolve à vivência da cidade o Convento de Santo Agostinho, monumento construído a partir de 1577 (a igreja) e 1579 (o complexo conventual), e agora habitado pelo novo Museu de Leiria, desde 15 de novembro de 2015.

A qualidade do Museu de Leiria tem sido reconhecida com sucessivos prémios, de que são exemplos a conquista do Prémio de Marketing Cultural, atribuído pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia em 2018, Prémio Siletto do Fórum Europeu dos Museus em 2017, o prémio de Melhor Trabalho sobre Museografia na cerimónia de atribuição dos Prémios Nacionais de Museologia 2016, uma menção honrosa no prémio de Melhor Museu e outra menção honrosa no domínio da Acessibilidade Física entregue pela associação Acesso Cultura.

O programa museológico tem acento na participação da comunidade e enquadra, para além do acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica, constituindo o fulcro da rede de museus concelhios.

O Museu de Leiria organiza-se em dois espaços expositivos. No primeiro apresenta-se uma exposição de longa duração que faz uma leitura geral da história do território, propondo um caminho, necessariamente sumário, por entre a rica e densa floresta de objetos, acontecimentos e mitos, que definem uma identidade central do país. No segundo espaço, que lhe é complementar, são apresentadas exposições temporárias que permitem aprofundar temáticas e coleções específicas.

No primeiro ano desta nova vida, entre novembro de 2015 e novembro de 2016, recebeu 16.767 visitantes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This