Assinar

Obras no IP6 em Óbidos/Peniche deverão começar em janeiro

A Infraestruturas de Portugal (IP) apontou hoje para janeiro o início das obras no Itinerário Principal (IP) 6, que tem fendas significativas no pavimento e uma faixa de rodagem fechada ao trânsito, entre Óbidos e Peniche.

“Está previsto que o contrato da empreitada seja assinado ainda este mês, mantendo-se a estimativa de consignação da obra para o início de 2019”, respondeu a empresa, depois de questionada pela agência Lusa.

Na última sessão da Assembleia Municipal de Peniche, o presidente da Junta de Freguesia da Serra d’El Rei, Jorge Amador, reafirmou a sua “preocupação pela não evolução da obra e pela situação em que se encontra a via”, entre Óbidos e Peniche, no distrito de Leiria.

O autarca alertou que “aquela via deve ser olhada com muita responsabilidade, porque ninguém quer que se repita na região o que aconteceu em Borba”, onde o deslizamento de terras e o colapso de uma estrada provocaram cinco mortos.

Jorge Amador defendeu que o trânsito de veículos pesados deveria ser desviado “para aliviar a carga” na via.

O concurso para as obras, orçadas em 3,5 milhões de euros, foi lançado em abril deste ano. Depois de consignadas, vão decorrer durante sete meses.

O IP6 está com fendas significativas no pavimento e, desde 2017, está encerrado ao trânsito no sentido Este/Oeste numa parte do troço, fazendo-se a circulação dos dois sentidos de trânsito na faixa contrária.

A empresa esclareceu que, devido a “características específicas no subsolo”, os abatimentos do piso “foram sendo alvo de correção”.

Contudo, como “não se verificou uma maior estabilização dos terrenos e os assentamentos continuam a ocorrer”, a IP encomendou um estudo geotécnico em 2017 e, só depois de o receber, pôde lançar concurso público.

O troço em questão não só está fechado ao trânsito, como também com velocidade condicionada.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados