Select Page

Faleceu o professor Camilo Barata

Camilo Fialho Barata, natural de Leiria, faleceu esta quarta-feira, no  Hospital de Santo André, aos 64 anos. Completava amanhã, dia 3, 65 anos.

Antigo professor de Matemática, nomeadamente na EB 2,3 dos Marrazes, Camilo Barata, residia na Praia do Pedrógão e é recordado como “um homem que gostava da vida e de viver”.

Homem “multifacetado”, gostava de artes, de história e de livros e era também um colecionador de imagens. Na década de 1990, publicou durante anos no REGIÃO DE LEIRIA e “Jornal de Leiria” fotografias da cidade e da sociedade, que detinha e recebia por correio, vindas do Canadá, Alemanha, França e Estados Unidos da América.

“Eram secções muito bem recebidas, tive muitos elogios. Havia muita gente que a primeira coisa que fazia era ver o ‘Fio de Prumo’ (rubrica do REGIÃO DE LEIRIA”) e o ‘Álbum de recordações’ nos jornais”, recordou ao nosso jornal em 2014.

Camilo Barata integrou os órgãos sociais do Ateneu Desportivo de Leiria e do Grémio Literário, tendo tido ao longo da vida uma participação cívica sempre muito ativa. Integrou o executivo da Junta de Freguesia de Leiria, ao lado de Henrique Cabrita de Franco.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, José Vitorino Guerra, que com ele partilhou os bancos de escola desde o Jardim-Escola João de Deus ao Liceu Rodrigues Lobo, recorda-o como “um homem que gostava de viver plenamente a vida” e um “grande companheiro”.

O pai de Camilo Barata era sócio da tipografia Mendes Barata, no centro histórico de Leiria.

O velório realiza-se a partir de hoje, quarta-feira, às 19 horas, na Casa Mortuária de Leiria, de onde sairá às 15 horas de quinta-feira para o cemitério de Leiria, onde será sepultado.

1 Comentário

  1. Alvarinho

    PAZ à sua alma

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que os municípios façam investimentos avultados na iluminação e nas animações de Natal?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo