Select Page

Faleceu o professor Camilo Barata

Camilo Fialho Barata, natural de Leiria, faleceu esta quarta-feira, no  Hospital de Santo André, aos 64 anos. Completava amanhã, dia 3, 65 anos.

Antigo professor de Matemática, nomeadamente na EB 2,3 dos Marrazes, Camilo Barata, residia na Praia do Pedrógão e é recordado como “um homem que gostava da vida e de viver”.

Homem “multifacetado”, gostava de artes, de história e de livros e era também um colecionador de imagens. Na década de 1990, publicou durante anos no REGIÃO DE LEIRIA e “Jornal de Leiria” fotografias da cidade e da sociedade, que detinha e recebia por correio, vindas do Canadá, Alemanha, França e Estados Unidos da América.

“Eram secções muito bem recebidas, tive muitos elogios. Havia muita gente que a primeira coisa que fazia era ver o ‘Fio de Prumo’ (rubrica do REGIÃO DE LEIRIA”) e o ‘Álbum de recordações’ nos jornais”, recordou ao nosso jornal em 2014.

Camilo Barata integrou os órgãos sociais do Ateneu Desportivo de Leiria e do Grémio Literário, tendo tido ao longo da vida uma participação cívica sempre muito ativa. Integrou o executivo da Junta de Freguesia de Leiria, ao lado de Henrique Cabrita de Franco.

Ao REGIÃO DE LEIRIA, José Vitorino Guerra, que com ele partilhou os bancos de escola desde o Jardim-Escola João de Deus ao Liceu Rodrigues Lobo, recorda-o como “um homem que gostava de viver plenamente a vida” e um “grande companheiro”.

O pai de Camilo Barata era sócio da tipografia Mendes Barata, no centro histórico de Leiria.

O velório realiza-se a partir de hoje, quarta-feira, às 19 horas, na Casa Mortuária de Leiria, de onde sairá às 15 horas de quinta-feira para o cemitério de Leiria, onde será sepultado.

1 Comentário

  1. Alvarinho

    PAZ à sua alma

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara Municipal da Marinha Grande deve comprar as piscinas de São Pedro de Moel?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This