Assinar Edições Digitais
Cultura

Fotógrafo Nuno André Ferreira vence Prémio Rei de Espanha de Jornalismo

A fotografia, publicada pela agência Lusa em 19 de outubro de 2017, foi captada em Santa Comba Dão, Viseu, e mostra o presidente Marcelo Rebelo de Sousa solidário com um agricultor, inconsolável, uma das vítimas dos incêndios.

Foto: Nuno André Ferreira/Lusa

O fotógrafo leiriense Nuno André Ferreira, da agência Lusa, venceu por unanimidade o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia “O Nosso Presidente Marcelo”.

A fotografia, publicada pela agência Lusa em 19 de outubro de 2017, foi captada em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e mostra Marcelo Rebelo de Sousa solidário com um agricultor, inconsolável, uma das vítimas dos incêndios.

Segundo o comunicado, o júri “valorizou o fator emocional e a componente humana que permite adivinhar uma tragédia, sem necessidade de se ver a zona devastada”.

O fotógrafo, em 2014, venceu o primeiro prémio do concurso de fotografia da Aliança das Agências de Notícias do Mediterrâneo (AMAN) com uma fotografia do incêndio que, no verão de 2013, devastou parte da Serra do Caramulo.

A imagem retrata um incêndio, no dia 21 de agosto de 2013, na Serra do Caramulo, em Silvares, no concelho de Tondela.

Nuno André Ferreira é natural de Marrazes, concelho e distrito de Leiria, tendo-se licenciado em Ciências da Informação pelo Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra.

Atualmente, além da agência Lusa, trabalha para outros meios de comunicação social.

Pela agência Lusa, Nuno André Ferreira já recebeu quatro outras distinções, a mais recente uma menção honrosa, no ano passado, no concurso Estação Imagem.

A cerimónia de entrega do prémio, ontem divulgado, na sede da agência noticiosa espanhola Efe, em Madrid, contará com a presença de Filipe VI, rei de Espanha.

Lusa

Nuno André Ferreira é natural de Marrazes, Leiria