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Sociedade

Diretores de serviço exigem respostas da tutela para problemas nas urgências

Os diretores de serviço da área clínica do Centro Hospitalar de Leiria divulgaram na tarde desta quarta-feira, uma declaração pública sobre a “complexa situação” vivida no Serviço de Urgência (SU), exigindo uma resposta da tutela para o problema. 

Os diretores de serviço da área clínica do Centro Hospitalar de Leiria divulgaram na tarde desta quarta-feira, uma declaração pública sobre a “complexa situação” vivida no Serviço de Urgência (SU), exigindo uma resposta da tutela para o problema. 

Resultado de uma reunião que os diretores de serviço realizaram ontem, terça-feira, a declaração, de cinco pontos, reconhece “a gravidade dos problemas” do serviço que tem estado “sobrecarregado pelo elevado número de doentes que a ele têm acorrido ao longo dos últimos meses”.

Para além de apontarem a “necessidade da implementação de um conjunto de medidas urgentes para as quais manifestam toda a disponibilidade para colaborar”, os diretores de serviço deixam ainda exigência de uma “resposta adequada” para o problema, direcionada “aos organismos da tutela”.

Nesta declaração conjunta, afirmam-se “conscientes” da “natureza multifatorial” da situação, a que “não são alheios os constrangimentos de natureza financeira, a falta de recursos humanos, a total perda de autonomia das instituições e a incapacidade de resolução do problema do acesso aos serviços de saúde”.

Para além de manifestarem “total solidariedade” com os colegas que trabalham no SU, os signatários da declaração divulgada esta tarde, adiantam ainda estar em “total desacordo pela forma como o problema do Serviço de Urgência tem sido tratado por alguns órgãos de comunicação”.

Os diretores de serviço apelam ainda “às organizações profissionais” para que “não contribuam para este clima” e para que participem “na procura das melhores soluções”.

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