Assinar

Governo declara situação de alerta amarelo até domingo

Previsões meteorológicas apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”, em todos os distritos do território nacional.

Todos os distritos do país estão em alerta amarelo devido às condições meteorológicas previstas para o território nacional até ao próximo domingo, dia 31.

Num despacho divulgado ontem, terça-feira, o governo “determina a declaração de Situação de Alerta entre 27 e 31 de março, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um ‘significativo agravamento do risco de incêndio florestal’”.

A declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, vai obrigar à adoção de medidas “de caráter excecional”, como a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional da GNR e PSP”, reforçando “meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos de risco e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”.

Os trabalhadores, quer do setor público, como do privado, que desempenhem funções de bombeiro voluntário, estão dispensados. E, durante esse período, é proibido fazer queimadas e queimas.

“A Situação de Alerta abrange todos os distritos do continente entre as zero horas do dia 27 de março e as 23h59 do dia 31 de março”, lê-se ainda no comunicado conjunto do Ministério da Administração Interna e do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados