Assinar
Sociedade

Helder Roque no Parlamento e o incidente que irritou o presidente da Comissão de Saúde

Confirmando que mantinha o seu pedido de demissão da presidência do Centro Hospitalar de Leiria, Helder Roque foi protagonista de um episódio invulgar na Comissão de Parlamentar de Saúde que analisava a situação no Hospital. Confira o vídeo do incidente.

Um presidente que sai em defesa do hospital, deputados que interrogam a postura do líder demissionário, e mesmo alguns momentos de tensão. A situação no Centro Hospitalar de Leiria (CHL) mobilizou boa parte da atividade da Comissão de Saúde na tarde de sexta-feira, dia 15, na Assembleia da República.

Confirmando que mantinha o seu pedido de demissão, Helder Roque foi protagonista de um episódio invulgar (que pode ser conferido, em toda a sua extensão, no vídeo no início deste artigo).

O presidente do Conselho de Administração considerou-se ofendido pelo deputado Heitor de Sousa (BE). O parlamentar tinha indicado que numa reunião, em fevereiro, com Helder Roque, este tinha omitido a real situação que se vivia nas urgências.

Contudo, Matos Rosa, deputado do PSD que preside à comissão parlamentar de Saúde, acabou por advertir o responsável do Hospital de Leiria de que não admitia a sugestão sobre ofensas por parte dos deputados.

Questionado pelos deputados, Helder Roque, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHL, assegurou que a situação vivida nas urgências não é caótica, ainda que tenha reconhecido a existência de dois picos de afluência, em janeiro e fevereiro. Aliás, este responsável sublinhou a evolução registada nos últimos anos no centro hospitalar, frisando ser essencial não confundir os problemas no serviço de urgência com a realidade de todo o hospital.

(Veja aqui, na íntegra, o vídeo da audição parlamentar de Helder Roque na Comissão de Saúde)

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.