Select Page

Avião português viola espaço aéreo finlandês

Um avião português violou ontem o espaço aéreo da Finlândia e o caso está a ser investigado pelo autoridades portuguesas e finlandesas.

A situação aconteceu na segunda-feira, pelas 6 horas, quando um “avião de vigilância português violou o espaço aéreo” finlandês, a sudoeste da capital, Helsínquia. A informação foi revelada hoje pelo Ministério da Defesa da Finlândia mas a porta-voz da defesa finlandesa, Niina Hyrsky, escusou-se a dar mais pormenores, afirmando que a situação está a ser investigada pela guarda costeira finlandesa.

Recorde-se que Portugal está com quatro aeronaves F16 e 70 militares da Força Aérea Portuguesa (FAP), bem  como aeronaves de patrulhamento marítimo P3-C, na Polónia, desde o início do mês de março, integrados na missão da NATO, para as medidas de tranquilização no flanco leste da Aliança (“NATO Assurance Measures 2019”).

O destacamento português, oriundo da Base de Monte Real (BA5), em Leiria, está a operar a partir da Base Aérea 22 de Malbork e “vai contribuir diretamente para o princípio de defesa coletiva e para o espírito de solidariedade que caraterizam a NATO”, explica a FAP, “reforçando a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças”.

Os caça portugueses, preparados para missões multi-tarefa “ar-ar” e “ar-solo”, têm como missão primária realizar “missões de intercepção e salvaguardar a integridade do espaço aéreo” dos estados membros da NATO.

O destacamento está a voar sob o controlo do Centro de Operações Aéreas Combinadas da NATO situado em Uedem , na Alemanha (Combined Air Operations Center Uedem), e vai trabalhar com as Forças Armadas polacas, mas também com outras Forças parceiras NATO presentes na região.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, tenente-coronel Manuel Costa, confirmou que as autoridades finlandesas contactaram as congéneres portuguesas e que a situação está a ser analisada.

A Finlândia não é um país membro da NATO.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This