Assinar

Empresas de trotinetes querem vir para a cidade de Leiria

Autarquia já recebeu propostas de empresas detentoras de plataformas de partilha de trotinetes. Oposição propõe criação de regulamento para circulação e estacionamento de veículos.

Há empresas de trotinetes interessadas em instalar as suas plataformas em Leiria e a autarquia está a estudar como pode avançar e implementar com a oferta deste tipo de serviço de transporte na cidade.

A informação foi avançada por Raul Castro na reunião do executivo de 16 de abril, após um pedido de informações da oposição.

Para a vereadora Ana Silveira, eleita pelo PSD, a fixação de empresas prestadoras só deve acontecer após a criação de um regulamento municipal que estabeleça em que zonas estes veículos podem circular e onde podem estacionar.

“Do nosso ponto de vista, fomentar o uso dos modos suaves, como o pedonal e o ciclável, é a forma mais eficiente de responder às viagens de curta e média distância, desde que devidamente integrada numa estratégia global de mobilidade sustentável que inclua os diferentes subsistemas como o estacionamento e os transportes públicos, que infelizmente no nosso concelho, face à ausência de um plano de mobilidade norteador, carece de uma visão estratégica, nesse domínio, a médio e a longo prazo”, refere o documento apresentado pela vereadora para criação do regulamento mobilidade suave.

Para que possa “haver o bom funcionamento da actividade de partilha de velocípedes em harmonia com os restantes utilizadores do espaço público, do qual somos a favor mas com regras”, a vereadora, em nome da bancada, propôs a criação do regulamento, “onde se inclua zonas de circulação permitidas (por exemplo: com exclusão das trotinetes partilhadas em arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos e passeios) e que o estacionamento só seja possível em zonas criadas pelo município”.

(artigo publicado na edição de 18 de abril de 2019)

Foto: Freepik

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados