Assinar

Troféus Afonso Lopes Vieira distinguem bons exemplos da região

A celebrar duas décadas, a Gala do REGIÃO DE LEIRIA olha para o jornalismo, por dentro e por fora, galardoando quem melhor o faz e os que preenchem as agendas da redação, dando voz à sociedade.

A noite é de homenagem a todos os que promovem o jornalismo e são notícia pelas melhores razões.

A Gala REGIÃO DE LEIRIA acontece amanhã, sexta-feira, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria (21h30), e olha com particular atenção, na sua 20ª edição, para o jornalismo e para os desafios que o sector atravessa.

Desde 1935 que o REGIÃO DE LEIRIA, título incontornável da história da imprensa regional portuguesa, está ao serviço da região, olhando de perto para 17 concelhos do distrito de Leiria e Santarém. E agora, como em 1935, enfrenta os desafios e promove o jornalismo como a “melhor resposta contra a manipulação e a falsidade”, a favor da democracia e da liberdade. “Sem uma imprensa forte, a democracia, a sociedade, será fraca e corre perigo”, reconhece Francisco Rebelo dos Santos, diretor do REGIÃO DE LEIRIA.

O espetáculo será conduzido por Ana Luísa Costa e entre atuações musicais e homenagens, serão entregues os Troféus Afonso Lopes Vieira a sete personalidades da região (ver coluna ao lado).

Porque a Gala é da região para a região, são os artistas de cá, nas diferentes formas de expressão artística, que têm o privilégio de subir ao palco.

Few Fingers, S.A.Marionetas, Leirena Teatro, Marching Band Marinha Grande, com maestro Luís Freitas, Banda da Catraia, Escola de Dança Adriana Jaulino, Coro da RockSchool Leiria do Instituto dos Jovens Músicos da Caranguejeira, o mentalista André Nage, e Bing Band da Marinha Grande com Filipe Moura e o maestro Ricardo Santos vão abrilhantar a noite e embalar os leitores e amigos do REGIÃO DE LEIRIA presentes na plateia.

Como vem sendo hábito, a Gala do REGIÃO DE LEIRIA é também o momento escolhido para a entrega das receitas da venda solidária da campanha Fazer o Bem, Olhando a Quem. Nos dias que antecederam o Natal de 2018, duas entidades foram as beneficiadas com a receita da venda da edição de 20 de dezembro, nas ruas de Leiria, Batalha, Pombal e Porto de Mós.

Esta sexta-feira, Helena Vasconcelos, da Atlas – Associação de Cooperação para o Desenvolvimento, e Fernando Venâncio, da Associação Portuguesa de AVC, irão receber o cheque solidário com um valor superior a quatro mil euros cada.

Se estiver interessado em assistir à Gala, deve entrar em contacto, através do número 244 819 950.

Galardoados

José Luiz de Almeida Silva, diretor do jornal Gazeta das Caldas, irá receber o Troféu Carreira, pelo trabalho desenvolvido no jornal mais antigo do distrito de Leiria. Foi ainda um dos fundadores do CENJOR, Associação Portuguesa de Imprensa e membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

João Francisco Gomes, jornalista do Observador, natural de Vieira de Leiria, será galardoado com o Troféu Revelação.

Anselmo Crespo, jornalista da TSF, natural de Leiria, será distinguido com o Troféu Mérito Profissional.

Rita Carmo, repórter fotográfica da Blitz, irá receber na noite de amanhã, sexta-feira, o Troféu Mérito Profissional.

Evelise Veiga, atleta do Sporting, formada na Juventude Vidigalense, vai ser premiada pela sua carreira na categoria Desporto.

Maria João Franco, pintora leiriense, será a premiada com o Troféu Cultura.

Victor Faria, advogado leiriense, recentemente distinguido com a Medalha de Honra da Ordem dos Advogados, irá subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva para receber o Troféu Personalidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados