Select Page

Base de Monte Real recebe festival aéreo no sábado

É um pássaro? Um super-herói? Não, é uma das muitas aeronaves que vão participar, no próximo sábado, dia 29, no Festival Aéreo que a Base de Monte Real (BA5) vai realizar.

Nos últimos dias os céus da região já começaram a receber movimentações aéreas relacionadas com o evento do próximo fim de semana que promete atrair milhares de pessoas. Além das aeronaves portuguesas, haverá a participação das forças aéreas espanhola e marroquina.

O festival integra a programação do 67º aniversário da Força Aérea e decorre na unidade militar de Monte Real, que este ano celebra 60 anos, com abertura de portas a partir das 10 horas. O Festival Aéreo está marcado para as 15 horas mas durante a manhã, os visitantes já poderão visitar a exposição estática.

A exposição contará com as aeronaves Chipmunk, Épsilon TB-30, C-295M, C-130H, EH-101 Merlin, AW119 Koala, Alouette III, Falcon 50 e F16. O Museu do Ar terá ainda expostos os caças F86, A7 e T38.

Pelas 15 horas, terá início o festival, com a participação da patrulha acrobática de helicópteros ASPA, da Força Aérea espanhola, a patrulha acrobática “La Marche VERTE”, da Força Aérea marroquina, os YAKSTARS, patrulha acrobática civil portuguesa, e das aeronaves da Força Aérea F16M, C295M, C130H, Épsilon TB-30, EH101 Merlin, P-3C CUP+ Orion, Alouette III, Falcon 50 e AW119 Koala.

O encerramento das atividades está previsto para as 19 horas.

Para facilitar a acesso à unidade militar e a circulação de pessoas, a Força Aérea, juntamente com as autarquias de Leiria e Marinha Grande, criaram 17 parques de estacionamento (ver em baixo), assegurado o transporte gratuito, em autocarro, entre os parques e a BA5, entre as 10 e as 20 horas. Monte Redondo, Carreira, Regueira de Pontes, Vieira de Leiria, Amor e Marinha Grande são alguns dos locais previstos para estacionamento.

Fonte da Força Áerea alerta mesmo que “não será possível estacionar o veículo na BA5 e que o estacionamento estará condicionado nas suas imediações”. As bicicletas poderão ser estacionadas no interior da unidade militar mas não poderão circular nas zonas de exposição e os animais não podem entrar no recinto, acrescenta a mesma fonte.

 

PERCURSOS E PARQUES

Trackbacks / Pingbacks

  1. Base de Monte Real recebe festival aéreo no sábado – Arquivo de Memória. Amor - […] Fonte: in site Região de Leiria […]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Acredita que a modernização da ferrovia em Portugal é, de facto, uma prioridade para este Governo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo