Assinar

Festas de São Pedro arrancam esta sexta-feira em Porto de Mós

São dez dias e mais de uma centena atividades. As festas de São Pedro arrancam esta sexta-feira, dia 28 de junho e só terminam no dia 7 do mês seguinte. Djodje, Maria Lisboa, Dealema, Carminho e Paulo Gonzo, são os nomes mais sonantes dos espetáculos, gratuitos.

São dez dias e mais de uma centena atividades. As festas de São Pedro arrancam esta sexta-feira, dia 28 de junho e só terminam no dia 7 do mês seguinte.

Djodje, Maria Lisboa, Dealema, Carminho e Paulo Gonzo, são os nomes mais sonantes dos espetáculos, gratuitos, previstos no cartaz das festas que, como é usual, coincidem com o feriado municipal, que se assinala a 29 de junho.

A importância local das festas fica evidente se levarmos em conta que foram responsáveis pela mudança de data do feriado municipal. Até ao final dos anos 70 do século passado, o feriado municipal assinalava-se a 14 de agosto. Mas em 1977, perante a mobilização vivida na vila de Porto de Mós no dia de São Pedro, os deputados municipais aprovaram por unanimidade a mudança: o feriado passava para junho, no dia 29. E assim é, desde então.

Com os santos populares vividos tão intensamente, as marchas voltam são presença garantida no festejo, com desfiles no dia 28 de junho na avenida de Santo António e a 6 de julho, no recinto da feira, junto às piscinas.

Tal como em anos anteriores, as coletividades do concelho regressam para servir os petiscos locais nas já tradicionais tasquinhas. A componente gastronómica é reforçada com a realização de atividades de “cozinha de demonstração”, com a presença de chefs que prometem recriar alguns dos pratos locais.

As maiores festas do concelho – que este ano somam 110 atividades previstas no programa oficial – são organizadas pelo Fundo Social dos Trabalhadores da Câmara de Porto de Mós, assumem, este ano, a temática da água. Entre as várias iniciativas previstas, destaque para um festival de Folclore que contará com um baile folk, as feiras de artesanato e de comércio, uma feira de divertimentos e mesmo um concurso canino de beleza.

Tourada confirmada

A realização da corrida de touros, que chegou a merecer contestação através de uma petição que reuniu mais de 1.100 assinaturas, vai mesmo realizar-se. Será no último dia das festas, a 7 de julho, domingo. Para além da corrida de touros, as atividades com animais vão repetir-se  diariamente com a realização de vacadas, agendadas para as zero horas de cada um dos dias de festa.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados