Assinar
Leiria

Licínio Carvalho é o nome proposto para suceder a Helder Roque no Centro Hospitalar de Leiria

Licínio Carvalho, vogal executivo do Centro Hospitalar de Leiria é o nome proposto pelo Ministério da Saúde para assumir a presidência do Conselho de Administração e suceder no cargo a Helder Roque,

Licínio Carvalho, vogal executivo do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), é o nome proposto pelo Ministério da Saúde para assumir a presidência do Conselho de Administração (CA) daquela unidade e suceder no cargo a Helder Roque, que cessou funções na sexta-feira, 31 de maio.

Segundo apurou o REGIÃO DE LEIRIA, o processo de nomeação está a ser avaliado pela CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, devendo a decisão ser conhecida a curto prazo. A confirmar-se, Licínio Carvalho irá manter-se na presidência pelo menos até final do mandato dos atuais órgãos de gestão, que termina a 31 de dezembro de 2019.

Entretanto, e até confirmação da nomeação de Licínio Carvalho, o CA mantém-se em funções “com quórum deliberativo” assegurando a gestão do Centro Hospitalar de Leiria.

Licenciado em Direito e com pós-graduação em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, Licínio Carvalho exerce funções como vogal executivo do CHL desde 2011, tendo sido anteriormente administrador delegado e executivo do Hospital de Santo André entre 2001 e 2011, administrador delegado dos hospitais distritais de Pombal (1995/2001) e de Faro (1994/1995) e administrador do Hospital Distrital de Leiria (1991/1994).

Helder Roque, que apresentou a sua demissão em fevereiro passado, renunciou ao cargo no final de abril passado tendo permanecido em funções até à passada sexta-feira, 31 de maio.

Recorde-se que já em finais de fevereiro, Helder Roque apresentou a sua demissão, em forma de protesto, à ministra da Saúde, Marta Temido. Decisão que comunicou aos colaboradores do CHL, numa mensagem enviada dia 6 de março, quase 14 anos depois de ter sido eleito para a presidência.

Nessa mensagem referia que se bateu “incessantemente pela obtenção de mais meios para a nossa instituição”. “Não tenho dúvidas de que a minha saída do CHL, enquanto protesto, é o melhor contributo que posso prestar à continuação do sonho, que creio a todos comum: reforçar a dimensão do CHL como instituição de referência regional”, acrescentava.

Além de Licínio Carvalho, o atual CA integra ainda, desde março de 2017, Elisabete Valente, vogal executiva com funções de diretora clínica, Maria Alexandra Borges, vogal executiva, e Maria Emília Fael, vogal executiva com funções de enfermeira diretora.

Licínio Carvalho integra a administração do Centro Hospital de Leiria, do Hospital de Pombal e de Leiria desde 1991

Helder Roque cessou funções como presidente do CHL na passada sexta-feira, 31 de maio, tendo renunciado ao cargo qu desempenha há quase 14 anos

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados