Select Page

Licínio Carvalho é o nome proposto para suceder a Helder Roque no Centro Hospitalar de Leiria

Licínio Carvalho, vogal executivo do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), é o nome proposto pelo Ministério da Saúde para assumir a presidência do Conselho de Administração (CA) daquela unidade e suceder no cargo a Helder Roque, que cessou funções na sexta-feira, 31 de maio.

Segundo apurou o REGIÃO DE LEIRIA, o processo de nomeação está a ser avaliado pela CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública, devendo a decisão ser conhecida a curto prazo. A confirmar-se, Licínio Carvalho irá manter-se na presidência pelo menos até final do mandato dos atuais órgãos de gestão, que termina a 31 de dezembro de 2019.

Entretanto, e até confirmação da nomeação de Licínio Carvalho, o CA mantém-se em funções “com quórum deliberativo” assegurando a gestão do Centro Hospitalar de Leiria.

Licenciado em Direito e com pós-graduação em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, Licínio Carvalho exerce funções como vogal executivo do CHL desde 2011, tendo sido anteriormente administrador delegado e executivo do Hospital de Santo André entre 2001 e 2011, administrador delegado dos hospitais distritais de Pombal (1995/2001) e de Faro (1994/1995) e administrador do Hospital Distrital de Leiria (1991/1994).

Helder Roque, que apresentou a sua demissão em fevereiro passado, renunciou ao cargo no final de abril passado tendo permanecido em funções até à passada sexta-feira, 31 de maio.

Recorde-se que já em finais de fevereiro, Helder Roque apresentou a sua demissão, em forma de protesto, à ministra da Saúde, Marta Temido. Decisão que comunicou aos colaboradores do CHL, numa mensagem enviada dia 6 de março, quase 14 anos depois de ter sido eleito para a presidência.

Nessa mensagem referia que se bateu “incessantemente pela obtenção de mais meios para a nossa instituição”. “Não tenho dúvidas de que a minha saída do CHL, enquanto protesto, é o melhor contributo que posso prestar à continuação do sonho, que creio a todos comum: reforçar a dimensão do CHL como instituição de referência regional”, acrescentava.

Além de Licínio Carvalho, o atual CA integra ainda, desde março de 2017, Elisabete Valente, vogal executiva com funções de diretora clínica, Maria Alexandra Borges, vogal executiva, e Maria Emília Fael, vogal executiva com funções de enfermeira diretora.

Licínio Carvalho integra a administração do Centro Hospital de Leiria, do Hospital de Pombal e de Leiria desde 1991

Helder Roque cessou funções como presidente do CHL na passada sexta-feira, 31 de maio, tendo renunciado ao cargo qu desempenha há quase 14 anos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo