Assinar

Loja do Cidadão atendeu dez vezes a população da Batalha

Em dois anos de funcionamento, a loja do cidadão da Batalha, já atendeu o equivalente a mais de dez vezes toda a população do concelho. É que aquela loja, instalada no edifício dos Paços de Concelho, já efetuou mais de 175 mil atendimentos.

Sistemas informáticos com dificuldades foram alguns dos problemas apresentados a Luís Goes Pinheiro, secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa 

Em dois anos de funcionamento, a loja do cidadão da Batalha, já atendeu o equivalente a mais de dez vezes toda a população do concelho. É que aquela loja, instalada no edifício dos Paços de Concelho, já efetuou mais de 175 mil atendimentos.

A loja excedeu as expectativas, reconhece Paulo Batista Santos, presidente da Câmara da Batalha, durante a visita que Luís Goes Pinheiro, secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, efetuou ao local, dia 14 de maio. O governante apelidou a Loja da Batalha como sendo um caso de sucesso.

Todavia, não deixa de sentir alguns constrangimentos. Problemas com sistemas informáticos que têm dificuldade em responder às solicitações, foram algumas das questões levantadas durante a visita. A pressão acrescida durante o verão, com a vinda dos emigrantes e mesmo a constante procura de residentes em concelhos vizinhos, é reconhecida pelo governante. Que, contudo, contrapõe: “não vou negar que a abertura de outras lojas no distrito ajudará a desanuviar um bocadinho estes serviços”.

Luís Goes Pinheiro revelou que “até final do ano abrirão em Portugal seis lojas do cidadão”. E, referiu, “uma delas será a de Leiria”. Com uma média mensal de 7.396 atendimentos, a cada dois meses é atendida, na Loja do Cidadão da Batalha, o equivalente a toda a população do concelho (cerca de 15 mil pessoas).

Este serviço abriu portas em abril de 2017. Mas a Batalha pretende acrescentar serviços ao concelho, enfatizou Paulo Batista Santos que aproveitou a ocasião para lembrar que pretende a instalação de um Julgado de Paz. “Esperamos em muito breve prazo fazer esse acordo com o Ministério da Justiça, para que seja mais uma resposta aos cidadãos em parceria com os municípios à nossa volta”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados