Select Page

Autoridades desaconselham banhos na Praia da Vieira

Foram colocados ontem, quinta-feira, avisos na Praia da Vieira, a desaconselhar a ida a banhos Foto de arquivo

A ida a banhos está desaconselhada na praia da Vieira, em Vieira de Leiria, desde ontem, quinta-feira. Os avisos a desaconselhar a prática balnear foram colocados na praia na quinta-feira, dia 8, confirma ao REGIÃO DE LEIRIA, Paulo Sérgio Agostinho, comandante da capitania da Nazaré.

Esta ação surge na sequência de análises efetuadas às águas balneares. Por indicação do Delegado de Saúde, explica Paulo Sérgio Agostinho, “os banhos na praia da Vieira são desaconselhados até que novas análises comprovem estar reunidas condições para banhos”.

A situação é igualmente confirmada no sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente, na componente que se refere à qualidade das águas balneares. Pese embora aí ainda não estejam disponíveis os dados referentes às últimas análises, no campo que se refere à semana de 5 a 11 de agosto, a qualidade da água na Praia da Vieira surge já identificada com o símbolo de “banho desaconselhado ou proibido tomar banho”.

No que se refere a esta praia, todas as análises realizadas durante a época balnear até ao final do mês de julho, avaliavam como “excelente” a qualidade da água balnear na Praia da Vieira.

Entretanto, o município da Marinha Grande também já desaconselhou os banhos na foz do rio Lis. Recorde-se que na sequência de uma descarga poluente, ocorrida esta semana no rio Lis, em Galeota (Vieira de Leiria) proveniente da Etar do Coimbrão, Cidália Ferreira exigiu um “forte investimento” nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) ao longo do rio Lis.

CSA

1 Comentário

  1. Luís

    É uma vergonha o que se passa neste rio, e não foi a primeira nem será a última vez! Tenho um negócio de animação turística em que o recurso é o mar e o rio. O que vou dizer aos turistas que fizeram marcações para disfrutar das minhas atividades? Vou dizer que acabaram de despejar “merda” e que é prática recorrente? Que vamos esperar para que a água esteja menos contaminada? Só o facto de comunicar o motivo, nunca mais cá voltam! São milhares de euros que perco num verão cada vez mais curto e instável, já basta os nevoeiros e os períodos de vento que me cancelam muitas atividades. Quem me vai pagar o prejuízo? Quem se responsabiliza? Quem me pede desculpa e aos meus turistas? Enquanto assim for, esta praia está condenada a morrer pouco a pouco, ano a ano, por negligência das partes competentes.

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo