Assinar
Cultura

Fotografar a natureza em S. Pedro de Moel: cinco ateliês grátis para crianças

São cinco desafios fotográficos para os mais novos experimentarem em São Pedro de Moel durante o mês de agosto. Entre os dias 12 e 16, há cinco ateliês diferentes e criativos, que promovem a exploração da natureza e a sociabilização através da utilização de máquinas fotográficas ou de processos fotográficos.

A participação é livre mas limitada a 15 crianças por sessão. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail inscricoes.abcnatur@gmail.com. ou telemóvel 916 211 448.

A dinamização está a cargo da Associação Casa d’Árvore ABCNatur e a organização é da Câmara da Marinha Grande.

12 de agosto
14h30 – 17h30
Pequenos Grandes Olhares
8-12 anos

Rute Violante, da Fotograf’Arte, convida as crianças a explorar e identificar emoções, um exercício que, através da fotografia, desenvolve a auto-estima. A proposta é, durante uma tarde, admirar e celebrar a mãe natureza e interagir com outras crianças de forma saudável através da fotografia. (cada participante terá de levar máquina fotográfica digital).

13 de agosto
14h30 – 17h30
Caça do Tesouro
6-12 anos

Bem escondido na natureza há um tesouro e, para o encontrar, é preciso seguir pistas que são fotografias. Como um mapa, elas levarão à descoberta, num desafio orientado pela fotógrafa Maria Kowalski. (cada participante terá de trazer máquina fotográfica digital)

14 de agosto
14h30 – 17h30
Câmara Obscura
6-12 anos

Maria Kowalski vai ensinar cada criança a construir a sua própria câmara obscura portátil. Uma magia que acontece a partir da manipulação do cartão, que permitirá observar e desenhar a natureza através de um processo simples mas especial. Além disso, cada um convidado a decorar e pintar a sua “máquina”.

15 de agosto
14h30 – 17h30
Photovoice – Comunicar através da fotografia
8-12 anos

“Falar a natureza” através da fotografia é a missão que Rosalinda Chaves lança aos participantes deste ateliê, que pretende estimular o entendimento da fotografia como forma de comunicação. Usando a natureza e a ligação àquilo que as rodeia, as crianças vão fotografar ao ar livre. (cada participante terá de levar máquina fotográfica)

16 de agosto
14h30 – 17h30
Paisagem em tons de azul
8-12 anos

Criar paisagens a partir da técnica cianotipia é a especialidade de António Palmeira, que partilha esse saber sobre um dos primeiros processos de impressão fotográfica neste ateliê. O resultado vão ser muitas paisagens em tons de azul.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados