Assinar

Leiria sobre Rodas: competição traz os melhores pilotos de rali à cidade

Entre 12 e 15 de setembro, Leiria Sobre Rodas volta a trazer ao estádio de Leiria uma exposição temática, com 400 carros e celebrar os 120 anos da Fiat, 120 anos de produção Opel, 100 anos da Citroen, 70 anos da Aparth e 60 anos da Mini.

Uma competição exclusiva para R5 – “o topo da pirâmide dos ralis em Portugal” – é a grande novidade da sexta edição do Leiria sobre Rodas (LSR). Pedro Ortigão, da XRacing, é o responsável pela criação do R5 Gold Challenge que “vai pôr em competição os melhores pilotos ao volante de R5”, a 14 e 15 de setembro.

O estádio de Leiria volta a ser o palco do Leiria Sobre Rodas entre 12 e 15 de setembro e são aguardados mais de 50 mil visitantes, explicou a organização hoje, durante a apresentação do evento.

Na pista criada para a “nova” prova, junto ao estádio de Leiria, estarão até 13 pilotos, entre eles Pedro Meireles, campeão nacional 2014 , Miguel Campos, vice-campeão europeu, e Rui Madeira, vencedor da Taça do Mundo em 1995. Ao piloto que conseguir o melhor tempo é atribuído um prémio de 7.500 euros. O segundo e terceiro lugar arrecadam 3.000 e 1.500 euros, respetivamente.

Entre 12 e 15 de setembro, o LSR volta a trazer para dentro do estádio uma exposição temática, dedicada à comemoração de marcas: 120 anos da Fiat, 120 anos de produção Opel, 100 anos da Citroen, 70 anos da Aparth e 60 anos da Mini. A mostra contará com modelos emblemáticos, num total de 350 a 400 carros.

Num evento que inclui todo o tipo de veículos com rodas, as motas e as bicicletas também terão um espaço próprio de exposição. O passeio de vespas, o passeio de bicicletas e o passeio de motorizadas antigas são iniciativas que regressam em 2019.

“Vamos ter mais um ano a rolar sobre rodas, depressa, e bem” garantiu Filipe Vasconcelos, da organização, acreditando que os visitantes podem ultrapassar os 50 mil, vindos de Portugal e da Europa.

Para Gonçalo Lopes, presidente da autarquia, o LSR é o evento desportivo automóvel que “mais cresceu nos últimos 10 anos” e destaca o facto de ser montado por “agentes locais, e força e espírito local”.

Na edição deste ano, o piloto Massimo “Miki” Biasion será a figura internacional convidada. Haverá ainda espaço para uma conferência organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria sobre “Os bastidores do Rali de Portugal”, onde dois jornalistas convidados vão falar sobre a cobertura do evento nos dias de hoje e compará-la com o passado.

No domingo, 15, mantém-se o já tradicional passeio de clássicos pelo centro da cidade, com passagem na rotunda do sinaleiro, que fará as honras de encerramento do certame.

Curiosidades

Horário

12 de setembro – das 18 às 23 horas
13 de setembro – das 15 às 24 horas
14 de setembro – das 10 às 01 horas
15 de setembro – das 10 às 19 horas

Preços

No dia 12 de setembro a entrada é livre.
Bilhete diário – 3 euros
Bilhete para três dias – 7,5 euros.
As crianças até aos 10 anos não pagam. Os bilhetes podem ser comprados nas bilheteiras do estádio ou na bilheteira online do Teatro José Lúcio da Silva.

Zonas

Espaço infantil com insufláveis, simuladores, restauração e karting infantil.

Leiria Expo Auto – todas as marcas oficiais de automóveis e de motos de Leiria estarão dispostos numa área de 7.500 m2 para divulgação de produtos e serviços. Os visitantes poderão efetuar test-drives.

Leiria Motorshow – espetáculo de velocidade e drifts numa pista de corrida que passa pelo interior da cidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados