Select Page

União de Leiria volta a ter basquetebol 30 anos depois

O basquetebol está de volta à União Desportiva de Leiria (UDL) já para a época 2019/2020. Numa fase inicial, o foco será o minibasket e os escalões de formação, masculino e feminino. Segundo um dos responsáveis do novo departamento, várias pessoas da cidade ligadas à modalidade mostraram vontade de iniciar um projeto. Também a manifestação de interesse de pais de atletas foi importante para recuperar o basquetebol no clube.

Assim, um conjunto de entusiastas do basquetebol, com experiência ao nível técnico e diretivo, contactou o presidente do UDL, Nuno Cardoso, que se mostrou “muito recetivo”. A nova secção vai contribuir para o crescimento do clube, dando-lhe visibilidade e um carácter diferenciador. Por outro lado, a modalidade beneficia de mais-valias relativamente à criação de um projeto de raiz, acrescenta a mesma fonte.

Para já, as atenções estão concentradas no minibasket (sub-8, sub-10 e sub-12), visto como “a base de tudo”, mas os responsáveis mantêm a possibilidade de ter escalões de sub-14 e sub-16, o que estará dependente do número de inscrições.

Além da componente desportiva, o novo projeto pretende trabalhar o lado social e educacional do desporto em grupo, com momentos de convívio fora do pavilhão entre jogadores e treinador.

Os responsáveis pelo basquetebol da UDL já têm treinadores “apalavrados” e foi pedida à Câmara de Leiria a cedência de espaço para treinos e jogos.

A modalidade regressa à UDL depois de ter sido extinta no final dos anos 80 e do clube ter feito história. Em 1977 e 1980, alcançou os campeonatos nacionais em seniores masculinos e femininos e venceu os respetivos campeonatos distritais.

O facto de, na altura, estar disponível apenas um recinto para as várias equipas de andebol e basquetebol da UDL e as crises diretivas que o clube atravessou levaram à extinção da modalidade.

As inscrições encontram-se abertas através do e-mail basquetebol@uniaodeleiria.pt ou da página www.facebook.com/udleiriabasquetebol.

Equipa da União de Leiria na época de 1978/79 Foto: UDL

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda com a mudança de nome do Estádio de Alvalade para Estádio Cristiano Ronaldo?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This