Assinar

Base de Monte Real espera milhares de visitantes no Dia Aberto

Batismo de voo, visitas ao cockpit de um F16, demonstrações cinotécnicas e voos virtuais com óculos VR são algumas das experiências que pode viver. Elevada afluência leva à criação de 17 parques de estacionamento, com transporte gratuito até à Base.

A Base Aérea Nº 5 (BA5), em Monte Real, abre portas no próximo domingo, dia 15, para mais uma edição do Dia Aberto. Este ano, o evento tem a particularidade de coincidir com os 60 anos da BA5, pelo que os visitantes vão encontrar algumas novidades.

A Força Aérea Portuguesa espera, à semelhança de outros anos, milhares de visitantes, boa parte deles com a esperança de poder  encontrar um lugar no batismo de voo realizado em C-295 e assistir às descolagens dos F16. Os aviões caça da frota portuguesa atingiram na passada segunda-feira a marca de 90.000 horas de voo, pelo que há mais motivos para festejar no Dia Aberto.

Uma das formas de poder ter acesso aos batismos de voo é através da entrega de donativos para uma das três instituições presentes na entrada da Base.

A Associação Protetora de Animais da Marinha Grande (APAMG) e a Casa Esperanza vão estar a receber donativos para os animais que acolhem. Ração seca para cães ou gatos, desparasitantes externos e internos, produtos de limpeza e areia para gato, abrigos, entre outros, dão direito a uma senha para o sorteio de um lugar no voo de um C-295.

Também o Lar de Santa Isabel, em Leiria, estará a recolher bens alimentares e artigos de higiene feminina que serão depois encaminhados para os utentes acompanhados pela instituição.

A demonstração de capacidades e visitas ao cockpit de um F16, demonstrações cinotécnicas, exposições temáticas, voos virtuais com óculos VR e espaços dedicados a crianças e jovens são outras atividades preparadas para os visitantes que poderão também dirigir-se à unidade móvel do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST), entre as 14 horas e as 17h30, onde estarão a ser  efetuadas recolhas de sangue.

No dia aberto, que assinala também os 67 anos da Força Aérea, haverá um programa especial para os amantes de viação conjugada com fotografia. O “Spotters Day” acontece entre as 9 horas e as 17h30 e os participantes terão direito a um “pack spotter” que inclui uma t-shirt, um colete refletor, um pin, uma caneca, entre outros brindes.

Os detalhes do programa do dia aberto, que decorre entre as 10 e as 17 horas, podem ser consultados na página de facebook do evento, onde estão constantemente a ser divulgadas atualizações.

Para facilitar a acesso à unidade militar e a circulação de pessoas, a Força Aérea, juntamente com as autarquias de Leiria e Marinha Grande, criaram 17 parques de estacionamento (ver mapas em baixo) assegurado o transporte gratuito, em autocarro, entre os parques e a BA5, entre as 10 e as 18 horas. Monte Redondo, Carreira, Regueira de Pontes, Vieira de Leiria, Amor e Marinha Grande são alguns dos locais previstos para estacionamento. As pessoas com mobilidade reduzida têm estacionamento exclusivo junto à Porta de Armas da BA5.

Fonte da Força Áerea alerta mesmo que “não será possível estacionar o veículo na BA5 e que o estacionamento estará condicionado nas suas imediações”. As bicicletas poderão ser estacionadas no interior da unidade militar mas não poderão circular nas zonas de exposição e os animais não podem entrar no recinto, acrescenta a mesma fonte.

Domingo será também o último dia do European Partnership Flight, evento de treino e partilha de experiências da aeronave F16, que a FAP, em parceria com Estados Unidos da América, está a realizar para representantes de Bulgária, Croácia, Marrocos, Polónia, Roménia e Eslováquia, com o objetivo de, aumentar a cooperação e a interoperabilidade entre as nações.


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados