Select Page

Leiria é candidata a Cidade Europeia do Desporto

Leiria é candidata a Cidade Europeia do Desporto

O município de Leiria está a candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto em 2022, com enfoque para o desporto informal e diversidade de modalidades, avançou hoje o vereador Carlos Palheira.

“Leiria tem um forte espírito desportivo. Temos muitos praticantes de desporto e muitos campeões nacionais em várias modalidades. O concelho reúne a prática de 38 modalidades e, segundo dados que em breve iremos divulgar, a prática de atividade física pela população ativa é bastante elevada”, salientou o vereador, citado pela agência Lusa.

O vereador confessou que a informação que foi recolhida “vai surpreender muita gente”, mas também é a prova do “associativismo forte” que existe no concelho.

“Isso também é um fator extremamente importante. Neste momento, conseguimos conciliar três ou quatro fatores que são muito importantes: o associativismo, o número de praticantes e também a qualidade das instalações, com a própria diversidade”, reforçou.

O objetivo é o de que não seja uma candidatura da autarquia, mas que dê “reflexo ao bom que o associativismo faz em colaboração com a Câmara” e em rede.

“Queremos que as boas práticas sejam replicadas por todos e que todos possamos ganhar e aprender com quem faz melhor”.

Com a construção do Estádio Municipal, Leiria deixou de ter um pavilhão multiusos, com uma maior capacidade e onde fosse possível a prática de diversas modalidades.

Carlos Palheira considera que esse não será um problema, uma vez que o novo pavilhão multiusos, que irá nascer na zona desportiva, deve estar concluído em 2022.

“É verdade que falta um pavilhão para grandes eventos, mas estamos em fase final do estudo geotécnico da instalação do multiusos. De qualquer forma, o eixo principal desta candidatura não é o grande evento. Os grandes eixos são a inclusividade do desporto para todos e o desporto de massas, onde toda a gente pode ter oportunidade de praticar desporto. O desporto informal terá um grande peso”, revelou.

Lusa

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que os municípios façam investimentos avultados na iluminação e nas animações de Natal?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo