Assinar
Legislativas 2019

Rui Rio consegue maior comício da campanha em Leiria

Redução da carga fiscal, aposta no turismo e empreendedorismo, e defesa do acesso à educação e à saúde são temas que Rui Rio entende como prioridades caso seja eleito primeiro-ministro.

Com muitas caras ausentes, Leiria acolheu esta noite o maior comício do PSD nesta campanha eleitoral. Cerca de três centenas de pessoas encheram o Mercado de Santana e ouviram durante duas horas o líder Rui Rio.

A inovação faz parte da campanha social-democrata e, em vez do discurso sozinho no palco, Rui Rio sentou-se com o empresário, e ex-militante socialista, Henrique Neto e abordou os principais pontos do programa eleitoral do PSD, destacando o combate à baixa taxa de natalidade, a redução da carga fiscal e do IVA na eletricidade e no gás para os 6%, a aposta em turismo de qualidade, na ferrovia e na saúde.

No entanto, foi o tema do dia, Tancos, que arrancou mais reações da plateia, com Rui Rio a aproveitar para “perguntar ao primeiro-ministro se sabia ou não sabia” o que se passava com o caso. “Se não sabia, então ficamos a saber que neste governo há ministros que não dizem ao primeiro-ministro assuntos de elevada importância”, afirmou.

Num círculo eleitoral onde os sociais-democratas sempre venceram as legislativas, a cabeça-de-lista Margarida Balseiro Lopes usou a palavra para elogiar um distrito “empreendedor e muito exportador” onde a criação de riqueza, através da redução da carga fiscal, é uma preocupação.

“Fiel aos seus compromissos nos últimos quatro anos”, recordou que o PSD foi o único partido na última legislatura a apresentar um diploma para a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil, intenção que mantém no programa eleitoral, tal como a passagem do IPLeiria a universidade politécnica. “O nosso distrito precisa como sempre precisou do PSD”, disse no final do seu discurso.

Também Hugo Oliveira, número dois da lista do PSD e representante da distrital, que decidiu “falar de coração”, lembrou que Leiria é um distrito “onde se sente o PSD” e que “confia” em Rui Rio. “Em si [Rui Rio] depositamos o nosso voto e estamos unidos para que seja o vencedor no distrito e no país”.

O candidato não perdeu a oportunidade para acusar António Costa de mentir aos portugueses, sobre a intenção de abrir a BA5 à aviação civil. “Ele esteve aqui [em Leiria, na semana passada] e mentiu como muitas vezes faz aos portugueses. Todos defendemos a abertura da Base de Monte Real à aviação civil mas António Costa diz que há dois anos que está a trabalhar no projeto, quando há um ano disse o contrário. Não é por estarmos em campanha que temos o direito de mentir”, disse.

Ausente do comício esteve o mandatário distrital Manuel Antunes mas também vários dos deputados eleitos na atual legislatura.

 

Marina Guerra
Jornalista
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

Joaquim Dâmaso
Fotojornalista
joaquim.damaso@regiaodeleiria.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados