A prova da Taça de Portugal de Triatlo prevista para este sábado, dia 7, entre a Lagoa da Ervedeira e a Praia do Pedrógão foi cancelada.

Em nota de imprensa, a Câmara de Leiria informa que o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indeferiu a realização da prova na “sequência do Despacho dos ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural”, que determina a situação de alerta vermelho para a região, devido às elevadas temperaturas e risco agravado de incêndios, até às 23h59 do dia 8 de setembro (domingo).

Pelos mesmos motivos, o Percurso Pedestre da Azoia, da Rede de Percursos Pedestres de Leiria, também não se irá realizar.

Recorde-se que no “âmbito da Declaração da Situação de Alerta”, é proibida a realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração; a total da utilização de fogo‐de‐artifício ou outros artefactos pirotécnicos; e o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais ou a realização de trabalhos nos espaços florestais.

(Atualização 10h do dia 6/9/2019) O IV Triatlo de Leiria vai realizar-se a 20 de outubro. A nova data para a realização do evento foi avançada pela Federação de Triatlo de Portugual. Segundo esclarecimento da organização, os atletas que não poderão comparecer nessa data serão reembolsados do valor da inscrição.