Select Page

Festival Folio com 450 horas de programação em Óbidos até 20 de outubro

A 5ª edição do Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos decorre até 20 de outubro com 210 iniciativas literárias e 30 concertos e espetáculos em 450 horas de programação. O tema central é “O Tempo e o Medo”.

A mais internacional das edições do Folio envolve meio milhar de participantes nas iniciativas promovem a aproximação entre autores e leitores, desafiando-os a refletir sobre “o amor, a morte, a religião, a guerra e as alterações climáticas”, entre outros temas dos debates intermediados por moderadores das áreas do jornalismo e da crítica literária.

Entre as 210 iniciativas destacam-se as mesas de autores que acontecem às sextas, sábados e domingos. Nelas participam oa autores Alexandre Andrade, Joana Bértholo, Dulce Maria Cardoso, Hélia Correia, José Gil, Lídia Jorge, Nuno Júdice, Rui Cardoso Martins, Ricardo Araújo Pereira, Rui Pedro Tendinha, Patrícia Reis, Valério Romão (Portugal); Ralf Rothmann (Alemanha); José Eduardo Agualusa, Júlio Almeida, Ondjaki (Angola); Tati Bernardi, Geovani Martins, Paulo Werneck (Brasil); Christoffer Petersen (Dinamarca/Gronelândia); Marina Perezagua (Espanha); John Freeman, Donald Ray Pollock (Estados Unidos da América); Mathias Énard (França); Elena Varvello (Itália); e Arne Dahl (Suécia).

Uma das novidades para esta edição é a localização da tenda dos editores na Praça de Santa Maria, com a presença de 15 editoras e um auditório com programação permanente ao longo do festival.

No capítulo Folio Mais, dedicado à programação das editoras, Óbidos recebe o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que também é poeta e escritor, José Rodrigues dos Santos, que fará o pré-lançamento do seu novo livro e falará sobre a inteligência artificial e o seu impacto na sociedade, além de autores como Valter Hugo Mãe, António Iturbe, Rita Redshoes ou Bárbara Paz, entre outros.

No capítulo da Folia há vários espetáculos garantidos pela Fundação Inatel, que leva à vila os músicos Cristina Branco, Omiri, Danças Ocultas, Recanto, Diabo na Cruz, Por Terras do Zeca e O Gajo.

O Folio Ilustra volta a ser palco para a entrega do Prémio Nacional de Ilustração, além de deter uma programação que visa estreitar o contacto entre criadores e participantes, e na qual se destaca a PIM! – Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo.

No que toca a exposições, há mais nove para ver ao longo do festival, que volta a debater as questões da educação, leitura e literatura, com oficinas, tertúlias, masterclasses e o 5º Seminário Internacional de Educação.

Lusa

Para consultar o programa do Folio 2019 dia a dia ou na versão integral em PDF clique aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Leiria vai ter um busto de homenagem ao antigo presidente da Câmara, Afonso Lemos Proença. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Share This