Select Page

Leiria e Caldas da Rainha aceites pela UNESCO como Cidades Criativas

Caldas da Rainha e Leiria são as novas cidades portuguesas incluídas na rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, que visa colocar a cultura no centro do desenvolvimento urbano, juntando-se a Braga, Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova e Óbidos.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou hoje 66 novas cidades que passam a integrar a rede de Cidades Criativas, entre as quais Caldas da Rainha e Leiria.

As Caldas da Rainha foram distinguidas pelo seu artesanato e artes populares e Leiria pela música.

Outras cidades que passaram a estar integradas nesta rede são Belo Horizonte e Fortaleza, no Brasil, ambas como cidades literárias, assim como Lliria, em Espanha, e Angoulême, em França, na área da música, e Hanoi, no Vietname, no design.

A rede conta agora com 246 cidades em todo o Mundo e com um total de sete cidades em Portugal.

Braga, Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova e Óbidos já faziam parte deste projeto da UNESCO que quer estimular as cidades a colocar a cultura na sua estratégia de desenvolvimento, e a partilhar entre si as melhores práticas das diferentes vertentes culturais.

Há uma semana, as cidades portuguesas pertencentes a esta rede assinaram um protocolo para desenvolver “atividades conjuntas, programação partilhada”.

Estas cidades, segundo os seus autarcas, querem mesmo promover um “grande evento” ligado à criatividade e incentivar novas candidaturas àquela distinção.

A organização internacional vai organizar esta quinta-feira uma reunião para assinalar o Dia Mundial das Cidades Criativas, em Paris, contando com eleitos de várias cidades do mundo, sem haver no entanto qualquer presença de eleitos portugueses, indicou a UNESCO, quando questionada pela agência Lusa.

Lusa

2 Comentários

  1. Helder Mendes

    Só se for a música para bébés.

    É muito bom voltar a falar de regionalização para não andarem a enfiar Caldas da Rainha e Leiria no mesmo saco da estupidez.

    Responder
  2. Carla

    Que estupidez! Leiria cidade que qual música?

    Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo