Select Page

Leiria vai plantar 20 mil árvores em novembro junto à lagoa da Ervedeira

A lagoa da Ervedeira acolheu no penúltimo fim  de semana a segunda edição do projeto Floresta Viva  Foto: CML

A população está convidada a participar na plantação de 20 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na envolvente da lagoa da Ervedeira. A iniciativa, promovida pelo Município de Leiria, contempla duas ações, agendadas para os dias 16 e 23 de novembro, num talhão de 16,8 hectares.

As espécies a plantar são o pinheiro-bravo e o pinheiro-manso, tendo o plano de arborização sido desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Várias instituições colaboram neste projeto, como é o caso da Páginas de Música – Associação de Solidariedade e Apoio Social, que se disponibilizou para preparar o terreno, num investimento de 19 mil euros, do Movimento Terra de Esperança – Fundação Galp, que irá doar plantas e organizar a ação de voluntariado no dia 16, e da EDP Distribuição, que irá doar plantas no dia 23.

Em comunicado, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, apela à participação da população nestas iniciativas, que considera contribuírem para o renascimento da Mata nacional.

“Depois do trágico incêndio quase ter destruído por completo o nosso pinhal, este é o momento para nos juntarmos e mostrarmos uma vez mais o grande espírito de união que caracteriza a nossa região”, realça Ana Esperança na mesma nota.

“Só teremos sucesso neste esforço de regeneração da nossa mata nacional se nos unirmos em torno desta causa”, afirma ainda, destacando o desejo de continuar a desenvolver esforços para que outras ações de reflorestação tenham lugar no futuro.

“Este é um caminho que demorará tempo a ser percorrido, mas estou segura que, unidos, conseguiremos voltar a ter a floresta que tanto nos orgulha”, acrescenta.

As duas ações irão decorrer entre as 9h30 e as 13 horas. Os interessados em participar na plantação do dia 16 devem inscrever-se através do site http://www.terradeesperanca.pt. Para a ação do dia 23, as inscrições devem ser efetuadas para o e-mail diasambiente@cm-leiria.pt.

5 Comentários

  1. Miguel

    Gostaria de participar na atividade de sábado. Basta aparecer no sábado ou é necessário alguma inscrição?

    Responder
    • Miguel

      É ler a notícia… toda!!! eheh

      Responder
  2. Fabio

    Depois da acção criminosa de terem posto fogo na mata e ninguém culpar, julgar realmente os culpados e não uma senhora de idade, vem pedir a população para ir plantar?
    Vão gozar com outro. Querem plantar, contratem pessoas para o efeito, já que tem milhões no cofre e em alguns bolsos.

    Responder
    • pedro paiva

      Independentemente da idade, se fez “asneira”, tem de ser punida. Não podemos ir ao sabor de marés e fazer igual aos outros que criticamos. Há muitas falhas, mas independentemente disso, é nosso dever ético e moral de querermos fazer mais e melhor. Eu vou plantar, não é minha terra, mas quero remar contra a maré. Se formos todos “olho por olho e dente por dente”, então meio mundo está cego e os restante desdentado.

      Responder
    • MARIANA lOPES

      A destruição do património – fauna e flora – foi, de facto, um crime. Mas esse património é de TODOS, e como tal, todos temos o dever de contribuir. Cada árvore é uma esperança e um legado que fica para as gerações futuras. Só participa quem quer. Se de cada vez que a justiça falhar, não se mudarem os comportamentos, nunca se poderá fazer mais e melhor.

      Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo