Assinar
Leiria

Leiria vai plantar 20 mil árvores em novembro junto à lagoa da Ervedeira

A população está convidada a participar na plantação de 20 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na envolvente da lagoa da Ervedeira. A iniciativa, promovida pelo Município de Leiria, contempla duas ações, nos dias 16 e 23 de novembro.

A lagoa da Ervedeira acolheu no penúltimo fim  de semana a segunda edição do projeto Floresta Viva  Foto: CML

A população está convidada a participar na plantação de 20 mil árvores na Mata Nacional do Urso, na envolvente da lagoa da Ervedeira. A iniciativa, promovida pelo Município de Leiria, contempla duas ações, agendadas para os dias 16 e 23 de novembro, num talhão de 16,8 hectares.

As espécies a plantar são o pinheiro-bravo e o pinheiro-manso, tendo o plano de arborização sido desenvolvido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Várias instituições colaboram neste projeto, como é o caso da Páginas de Música – Associação de Solidariedade e Apoio Social, que se disponibilizou para preparar o terreno, num investimento de 19 mil euros, do Movimento Terra de Esperança – Fundação Galp, que irá doar plantas e organizar a ação de voluntariado no dia 16, e da EDP Distribuição, que irá doar plantas no dia 23.

Em comunicado, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, apela à participação da população nestas iniciativas, que considera contribuírem para o renascimento da Mata nacional.

“Depois do trágico incêndio quase ter destruído por completo o nosso pinhal, este é o momento para nos juntarmos e mostrarmos uma vez mais o grande espírito de união que caracteriza a nossa região”, realça Ana Esperança na mesma nota.

“Só teremos sucesso neste esforço de regeneração da nossa mata nacional se nos unirmos em torno desta causa”, afirma ainda, destacando o desejo de continuar a desenvolver esforços para que outras ações de reflorestação tenham lugar no futuro.

“Este é um caminho que demorará tempo a ser percorrido, mas estou segura que, unidos, conseguiremos voltar a ter a floresta que tanto nos orgulha”, acrescenta.

As duas ações irão decorrer entre as 9h30 e as 13 horas. Os interessados em participar na plantação do dia 16 devem inscrever-se através do site http://www.terradeesperanca.pt. Para a ação do dia 23, as inscrições devem ser efetuadas para o e-mail diasambiente@cm-leiria.pt.


Secção de comentários

  • Fabio disse:

    Depois da acção criminosa de terem posto fogo na mata e ninguém culpar, julgar realmente os culpados e não uma senhora de idade, vem pedir a população para ir plantar?
    Vão gozar com outro. Querem plantar, contratem pessoas para o efeito, já que tem milhões no cofre e em alguns bolsos.

    • pedro paiva disse:

      Independentemente da idade, se fez “asneira”, tem de ser punida. Não podemos ir ao sabor de marés e fazer igual aos outros que criticamos. Há muitas falhas, mas independentemente disso, é nosso dever ético e moral de querermos fazer mais e melhor. Eu vou plantar, não é minha terra, mas quero remar contra a maré. Se formos todos “olho por olho e dente por dente”, então meio mundo está cego e os restante desdentado.

    • MARIANA lOPES disse:

      A destruição do património – fauna e flora – foi, de facto, um crime. Mas esse património é de TODOS, e como tal, todos temos o dever de contribuir. Cada árvore é uma esperança e um legado que fica para as gerações futuras. Só participa quem quer. Se de cada vez que a justiça falhar, não se mudarem os comportamentos, nunca se poderá fazer mais e melhor.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados