Assinar
Cantinho dos Bichos

Sui, a cadela que dá uma lição aos humanos e apanha lixo

Sensibilizar a população para colocar o lixo no caixote e não deitar para o chão é o que uma cadela da escola de educação canina Tobiacão, em Leiria, demonstra em breves segundos. Veja o vídeo.

“Lixo é no lixo” é o nome do vídeo divulgado quinta-feira, pela Tobiacão, uma escola de educação canina em Leiria. Nas imagens, Sui, uma cadela residente na escola, apanha uma embalagem deitada ao chão por um popular que vai a passar e coloca-a no lixo.

O vídeo divulgado na página do facebook da escola comprova a “capacidade de aprendizagem e adaptação de um cão”, explica Simão Marques, responsável da Tobiacão.

Com a preocupação ambiental como tema da ordem do dia, a iniciativa pretende sensibilizar para a causa mostrando que “um cão consegue facilmente aprender”, mas que o Homem, “apesar de ser mais intelectual, teima em não o fazer”.

Para Simão Marques, as questões relacionadas com o lixo e o tratamento de resíduos é “algo que se fala há muito tempo”, mas que “em termos de lei, ninguém cumpre”. “Ninguém se preocupa com o ambiente”, conclui o responsável, acrescentando que quando circulamos na estrada “vemos constantemente” pessoas a “atirar lixo pela janela”.

O vídeo é o primeiro de “várias ideias de sensibilização” que a Tobiacão está a apresentar e que tem foco em assuntos relacionados com os maus-tratos a animais e outras questões.

Joana Magalhães
Jornalista
joana.i.magalhaes@regiaodeleiria.pt

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.