Assinar
Leiria

À descoberta de Leiria, passado e presente, com a “Máquina do Tempo”

O REGIÃO DE LEIRIA regressa quinzenalmente ao passado com a rubrica “Máquina do Tempo”, dando a conhecer imagens antigas de Leiria e fotografias do mesmo local, décadas depois. Com assinatura de Fernando Rodrigues.

O REGIÃO DE LEIRIA regressa quinzenalmente ao passado com a rubrica “Máquina do Tempo”, revelando imagens antigas de Leiria e fotografias do mesmo local décadas depois.

A rubrica, assinada por Fernando Rodrigues, conhecido pela sua extensa coleção de postais e pelos registos fotográficos da cidade, já faz parte da história do jornal desde 2014.

1903 Imagem: Coleção de Fernando Rodrigues

2019 Foto: Fernando Rodrigues

“Cerca de 116 anos separam estas duas imagens. O bilhete postal é de um editor desconhecido e faz parte de uma coleção editada em 1903. Veem-se algumas pessoas no rio e os terrenos onde, já este século, foi construído um jardim eram naquela época alagados de inverno, pelas águas do rio.

Pontes, havia poucas. A de pedra tinha acabado de ser demolida e, no mesmo lugar, ficou uma provisória de madeira até final dos anos 30.

Com a inauguração da ponte, que mais tarde receberia o nome de Afonso Zúquete, viria então a ser desmontada a de madeira.

O castelo já tinha tido pequenas intervenções, mas ainda não tinham começado as grandes obras de recuperação que lhe deram o aspeto com que hoje o conhecemos”

Fernando Rodrigues 

Pode acompanhar a evolução da cidade quinzenalmente com o REGIÃO DE LEIRIA, nas bancas ou aqui na loja online.

 

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.