Os Bombeiros Municipais de Leiria e os Voluntários do Bombarral, Fátima e Óbidos vão receber novas ambulâncias do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.

As quatro viaturas integram um lote de 75 a nível nacional no âmbito do programa de renovação das ambulâncias afetas aos postos do INEM.

A cerimónia de assinatura dos respetivos protocolos para aquisição das viaturas acontece esta manhã, em Torres Novas, sendo presidida pela ministra da Saúde.

Segundo comunicado do INEM, estas 75 novas viaturas representam um investimento superior a 3,7 milhões de euros, sendo objetivo “melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112”.

Os postos de emergência médica, num total de 340, funcionam nas corporações de bombeiros ou delegações da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) que têm protocolos com o INEM, destinando-se a dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares no âmbito do SIEM. Para o efeito utilizam uma ambulância de socorro disponibilizada pelo INEM, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112, acrescenta a mesma nota.

Cerimónia de assinatura dos respetivos protocolos realiza-se esta sexta-feira, em Torres Novas