Assinar
Região à Mesa

Morcela de arroz eleita “produto europeu do ano” em congresso de confrarias

Produto típico de Leiria foi apresentado no congresso que decorre em Albufeira pela Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz.

A Morcela de Arroz de Leiria recebeu a distinção de “Melhor produto europeu de 2019” no XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas que decorre até amanhã, 10 de novembro, em Albufeira.

O produto típico de Leiria conquistou o júri na categoria de “produto artesanal” juntamente com a “Terrine de Volailles aux Marrons de Redon”, de França, e a “Tarte au Crastofé” da Bélgica.

A morcela de arroz foi apresentado pela Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz – Leiria.

O congresso é uma organização do Conselho Europeu de Confrarias (​CEUCO), cuja finalidade é “a promoção e a defesa dos produtos agroalimentares e gastronomia de qualidade dos países da União Europeia e a manutenção do legado histórico dos costumes dos povos, de modo a evitar o desaparecimento das tradições vinícolas e gastronómicas”.

O encontro teve início esta sexta-feira, 8 de novembro, com o tema “Sabores do mar português”. Os prémios atribuídos distribuem-se por 14 categorias, entre elas “melhor restaurante europeu”, “melhor pastelaria europeia” e “melhor cerveja europeia”.

A lista dos premiados pode ser consultada no página web do CEUCO.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.