Select Page

Sé de Leiria é a primeira catedral do país acessível a todos os públicos

A Sé de Leiria é a primeira catedral do País com espaço litúrgico acessível a pessoas com necessidades específicas. Além de um guião multiformato impresso, vai dispor de sinalética inclusiva que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços.

Tanto o guião  como a sinalética foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria em três versões: braille com imagens em relevo, escrita aumentada, e sistema pictográfico para a comunicação, podendo ser lidos por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual.

Todos os materiais vão estar disponíveis a partir de terça-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data escolhida para a apresentação do projeto “Comunicação inclusiva no espaço litúrgico: identificação dos espaços”, numa sessão a realizar pelas 10 horas.

O projeto, que resulta de uma parceria entre o CRID, o Serviço Nacional da Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), a Paróquia de Leiria e a Diocese de Leiria-Fátima, pretende ser posteriormente implementado em todo o País, de forma progressiva, após a respetiva validação experimental.

“O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e este é mais um passo para tornar todos espaços acessíveis”, adianta Célia Sousa, coordenadora do CRID, que aceitou o desafio lançado pelo SPPD de assumir esta nova parceria.

Esta “surgiu após a intervenção da professora Célia Sousa no âmbito da ação de formação da Equipa Nacional e das Diocesanas do SPPD, no Encontro inter-diocesano no Seminário de Santarém, em outubro de 2018”, explica por sua vez Isabel Mascarenhas Vale, responsável do Serviço da Pastoral, numa nota de imprensa.

 

Apresentação do projeto tem lugar na terça-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo