Assinar
Leiria

Sé de Leiria é a primeira catedral do país acessível a todos os públicos

A Sé de Leiria é a primeira catedral do País a dispor de um guião multiformato impresso e de sinalética inclusiva que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços litúrgicos.

A Sé de Leiria é a primeira catedral do País com espaço litúrgico acessível a pessoas com necessidades específicas. Além de um guião multiformato impresso, vai dispor de sinalética inclusiva que permitirá a todos os públicos “ler” e conhecer os diferentes espaços.

Tanto o guião  como a sinalética foram desenvolvidos pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria em três versões: braille com imagens em relevo, escrita aumentada, e sistema pictográfico para a comunicação, podendo ser lidos por pessoas cegas, surdas e com incapacidade intelectual.

Todos os materiais vão estar disponíveis a partir de terça-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data escolhida para a apresentação do projeto “Comunicação inclusiva no espaço litúrgico: identificação dos espaços”, numa sessão a realizar pelas 10 horas.

O projeto, que resulta de uma parceria entre o CRID, o Serviço Nacional da Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), a Paróquia de Leiria e a Diocese de Leiria-Fátima, pretende ser posteriormente implementado em todo o País, de forma progressiva, após a respetiva validação experimental.

“O CRID existe para trabalhar em prol de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, e este é mais um passo para tornar todos espaços acessíveis”, adianta Célia Sousa, coordenadora do CRID, que aceitou o desafio lançado pelo SPPD de assumir esta nova parceria.

Esta “surgiu após a intervenção da professora Célia Sousa no âmbito da ação de formação da Equipa Nacional e das Diocesanas do SPPD, no Encontro inter-diocesano no Seminário de Santarém, em outubro de 2018”, explica por sua vez Isabel Mascarenhas Vale, responsável do Serviço da Pastoral, numa nota de imprensa.

 

Apresentação do projeto tem lugar na terça-feira, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Foto: Joaquim Dâmaso

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados