Os bailarinos do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, de Leiria, voltaram a brilhar intensamente em mais uma semifinal do Youth American Grand Prix (YAGP), realizada em Barcelona, Espanha.

O maior destaque da competição foi, uma vez mais, António Casalinho. O bailarino de 16 anos ganhou o prémio maior, recebendo o tão ambicionado Grand Prix, com o extra de ter sido o único atribuído pelo júri nas três semifinais daquele que é considerado o mais importante concurso de dança jovem do mundo.

Vencedor do prémio máximo em escalões anteriores (pré-competitivo e júnior), Casalinho ganhou agora enquanto sénior e vai tentar, na final a realizar em abril de 2020 em Nova Iorque, juntar o Grand Prix final aos Hope Award e Youth Grand Prix que conquistou em edições anteriores.

Entre mais de quatro centenas de participantes de 25 países, os representantes da escola de Leiria conquistaram oito primeiros lugares, dois segundos e cinco terceiros. Ao todo, 16 alunos terminaram entre os melhores 12 de cada um dos concursos da semifinal. O Conservatório foi o mais premiado em Barcelona.

Além dos prémios e distinções, os alunos receberam bolsas de estudo para várias escolas europeias, como o Dutch National Ballet Academy, Berlin State Ballet School, Finnish National Ballet School e convites para audições.