As escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância de Porto de Mós receberam 65 robôs, no âmbito do projeto “pensamento computacional”, iniciado no pré-escolar do Centro Escolar de Porto de Mós.

Segundo revelou esta segunda-feira o município de Porto de Mós, o projeto foi agora alargado ao primeiro ciclo, através das Atividades de Enriquecimento Curricular – Introdução à Programação e Informática e Programação Informática Brilhante.

A entrega dos robôs destina-se a um público alvo do projeto, os alunos do pré-escolar e 1º e 2º ano de escolaridade, “ainda que os equipamentos possam ser utilizados por toda a população escolar”, aponta o município.

Os robôs permitem “realizar uma série de jogos didáticos, introduzir programação, desenvolver o raciocínio lógico, sequencial e a inteligência espacial”, explica a autarquia.

O projeto aposta no “desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional”, bem como na “literacia digital” e desenvolvimento de “competências transversais ao currículo escolar”, refere a nota do município.