Estão em curso as intervenções de consolidação da estrutura do edifício da Igreja de São Gião, localizada na freguesia de Famalicão, concelho da Nazaré.

O edifício está a ser alvo de obras de restauro e de consolidação estrutural, com um investimento de 244.954 euros, informou a autarquia em comunicado, acrescentando que a obra “está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado” entre o município e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.

A Igreja de São Gião é património classificado Monumento de Interesse Nacional e insere-se numa exploração agrícola, junto a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar. “A preservação e usufruto do edifício pela população e visitantes foram marcadas como uma prioridade”, pela autarquia, que revela estar aprovada a instalação de uma loja de apoio aos visitantes e um Centro Interpretativo do Monumento para o local.

Permitir dotar o local, “com elevado interesse turístico, científico e académico”, dentro de poucos meses, para um modelo de funcionamento semelhante ao do Forte de S. Miguel Arcanjo, na Praia do Norte, é o objetivo do município.