Leiria está sob aviso amarelo até às 18 horas desta segunda-feira, devido ao vento moderado a forte, a soprar de norte/nordeste, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora.

O aviso, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), abrange outros 13 distritos, e prolonga-se até terça-feira de manhã para Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.

A depressão “Glória”, que atingiu este domingo Portugal continental, traz com ela um aumento da intensidade do vento, com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas.

O tempo seco, associado a uma “descida generalizada” das temperaturas, deverá manter-se até meados da semana, prevê ainda o IPMA, enquanto a a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), alerta para o aumento da sensação de desconforto térmico devido à descida da temperatura, em especial da mínima, e ao vento.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave, depois do vermelho e do laranja, e configura “uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”, que requer “acompanhar a evolução das condições meteorológicas”.