Assinar Edições Digitais

Leiria lança primeiras avenidas “tecnológicas”

O Município de Leiria anunciou hoje a criação das primeiras avenidas “tecnológicas” na cidade, com a colocação de painéis informativos com a indicação de lugares de estacionamento disponíveis.

Intervenção está a decorrer na Avenida Nossa Senhora de Fátima  Foto: Joaquim Dâmaso

O Município de Leiria anunciou hoje a criação das primeiras avenidas “tecnológicas” na cidade, com a colocação de painéis informativos com a indicação de lugares de estacionamento disponíveis.

“A colocação de painéis com indicação dos lugares de estacionamento disponíveis em tempo real, um sistema de gestão das ilhas ecológicas, o reforço de postos de carregamento para veículos e bicicletas elétricas, e o controlo da intensidade da iluminação pública são algumas das inovações tecnológicas que as avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado vão apresentar após as obras de reabilitação recentemente iniciadas”, anunciou a Câmara de Leiria, presidida por Gonçalo Lopes.

Segundo uma nota de imprensa, as novidades foram reveladas pelo vereador das Obras Municipais, Ricardo Santos, durante uma reunião com comerciantes, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação direto de modo a minorar o impacto da intervenção junto dos agentes económicos daquela zona.

Nestas duas avenidas serão instalados sensores que detetam, em tempo real, o número de lugares de viaturas não ocupados, informação que será disponibilizada em painéis colocados nas ruas e também em aplicações informáticas a que será possível aceder através de ‘smartphones’, referiu Ricardo Santos.

O vereador admitiu que este sistema se pretende alargar gradualmente a outras zonas da cidade.

Além da gestão do estacionamento, está prevista a instalação de equipamento que mede em tempo real o nível de resíduos nas ilhas ecológicas, o que permite uma melhor gestão do sistema e consequente diminuição das deslocações dos camiões de recolha.

O Município informa ainda que será reforçado o número de postos de carregamento de veículos e bicicletas elétricos, que passarão a ser oito para automóveis, estando ainda previsto um sistema de otimização da iluminação pública LED.

A requalificação do conjunto urbano das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e General Humberto Delgado representa um investimento de 2,5 milhões de euros, garantindo uma melhoria significativa da qualidade de vida para residentes, comerciantes e utilizadores desta área.

Lusa