Assinar

Nazaré recebe primeiro encontro internacional de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré

A devoção católica a Nossa Senhora da Nazaré deu origem a um encontro internacional de comunidades que têm em comum aquela devoção.  Arranca amanhã, sexta-feira, dia 24, na vila da Nazaré. Em pano de fundo deste encontro, está o processo de candidatura daquele culto a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém (Brasil) chegou ontem ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa Foto: CMN

A devoção católica a Nossa Senhora da Nazaré deu origem a um encontro internacional de comunidades que têm em comum aquela devoção.  Arranca amanhã, sexta-feira, dia 24, na vila da Nazaré. Como pano de fundo deste primeiro encontro internacional de comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré, está o processo de candidatura daquele culto a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

São esperados “dezenas de participantes de vários países de língua portuguesa onde este culto está presente, sobretudo do Brasil” para o encontro que decorre até domingo, aponta o município da Nazaré.

A candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade decorre da iniciativa do município e conta com a parceria do governo do Estado do Pará (Brasil). Mas a Câmara liderada por Walter Chicharro pretende, igualmente, a inclusão do culto no Inventário Nacional de Património Imaterial.

Segundo a autarquia, “além de representantes de comunidades portuguesas onde existem festividades ou círios em honra a esta invocação mariana”, o encontro vai ainda contar com várias individualidades do Pará, incluindo a secretária da Cultura, Úrsula Vidal Santiago de Mendonça, o arcebispo metropolitano de Belém, D. Alberto Taveira Corrêa e o reitor da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém, o padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

O programa da iniciativa inclui, domingo de manhã, no Santuário da Nazaré, a celebração de uma missa, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Nessa altura, a Imagem Peregrina da Senhora de Nazaré de Belém do Pará, que chegou ontem a Lisboa, já estará na Nazaré.

“O Culto a Nossa Senhora da Nazaré não é apenas uma das mais antigas tradições Marianas portuguesas, também se espalhou pelo mundo de língua portuguesa, implantando-se com particular intensidade no Brasil”, explica a Câmara da Nazaré. “São mais de duzentos, os sítios e as manifestações de fé à Virgem da Nazaré no Brasil”, acrescenta.

O programa completo da iniciativa pode ser conferido aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados