Chama-se “Sociedade das Raposas” e é o nome do novo clube de leitura da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria. Dirigido para os jovens, o clube aposta no contacto com leitores através das redes sociais. Arranca dia 24 e prolonga-se até junho.

Os encontros do clube, que pretende reunir jovens leitores dos 12 aos 16 anos, acontecem às sextas-feiras, das 17 às 19 horas. A ideia da iniciativa passa por reunir jovens que “desejem partilhar ideias, opiniões e especialmente leituras”, revela a Câmara de Leiria.

As datas para os encontros já estão definidas: 24 de janeiro, 14 de fevereiro, 6 e 27 de março, 17 de abril, 8 e 29 de maio e 19 de junho. “Os jovens participantes são convidados a partilhar leituras, a lerem em voz alta e a debaterem sobre os assuntos que leem”, avança a nota de imprensa da autarquia que, esta quarta-feira, divulgou a iniciativa.

Ao longo dos encontros, refere ainda a mesma nota, “será incentivado o contacto com leitores ‘famosos’ que partilham as suas leituras nas redes sociais”. O projeto prevê a criação de uma conta do clube na rede social Instagram, “onde no final de cada sessão serão partilhadas as leituras e as opiniões” dos participantes e “serão lançados novos desafios de leitura”.

A possibilidade de participar numa atividade de voluntariado de leitura é outra das vertentes desta iniciativa.

No primeiro encontro, agendado para esta sexta-feira, dia 24, participam igualmente pais e encarregados de educação dos participantes, “a quem será apresentado o projeto, as respetivas linhas de ação, assim como os objetivos a alcançar”, refere a autarquia.

Os interessados em participar no novo clube podem inscrever-se através do telefone 244 839 666, ou clicando aqui.