Assinar
Óbidos

Concelho de Óbidos é campeão de reciclagem na região Oeste

Nazaré, Caldas das Rainha, Torres Vedras, Bombarral e Alcobaça também estão entre os concelhos com maior crescimento na média de lixo reciclado por pessoa.

reciclagem de lixo

Óbidos é o município da região Oeste que mais resíduos recicla, tendo cada habitante enviado para triagem 91 quilogramas de detritos em 2019, ultrapassando a média de 55 quilogramas por pessoa registada nos 19 concelhos servidos pela Valorsul.

A região do Oeste “regista os maiores crescimentos” no que respeita à reciclagem na área coberta pelo sistema da Valorsul, que inclui concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), de acordo com os dados de 2019 facultados hoje pela empresa à agência Lusa.

Óbidos lidera a tabela dos concelhos que mais reciclam (91 quilogramas por habitante), situando-se acima da média dos concelhos abrangidos pelo sistema, onde, em média, cada habitante separou e enviou para os centros de triagem “55 quilogramas de materiais” posteriormente reencaminhados para indústrias recicladoras.

Também no distrito de Leiria, Peniche, com 71 quilogramas por habitante, e Lourinhã, no distrito de Lisboa, com 67 quilogramas, são os dois outros concelhos acima da média no que toca à separação de resíduos.

Entre os concelhos com maior crescimento em termos de reciclagem, a empresa destaca ainda Nazaré (55 quilogramas por pessoa), Caldas das Rainha e Torres Vedras (52), Bombarral (48), Alcobaça, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (44), Cadaval (43) e, a fechar a lista, Rio Maior e Alenquer (37), e Azambuja, com 32 quilogramas por habitante.

O desempenho destes municípios (todos com um crescimento acima do 25%) resultou na entrada de “cerca de 20,4 mil toneladas de materiais” no Centro de Triagem do Oeste, situado no Cadaval, distrito de Lisboa, que registou em 2019 um crescimento de 22% em relação a 2018.

De acordo com o balanço efetuado pela Valorsul, no total foram entregues nos dois centros de triagem (Cadaval e Lumiar) “mais de 93 mil toneladas” de resíduos em 2019, representando um aumento de 8,5 mil toneladas de material para reciclar relativamente ao ano anterior.

Na AML, Lisboa é o concelho que mais recicla, com cada habitante a separar, em média, 102 quilogramas de resíduos por ano.

No ano passado, a reciclagem, em termos globais, aumentou em todos os materiais (vidro, papel e cartão, plástico e metal), sendo que a separação nos ecopontos para deposição de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior, de 13% face ao ano anterior.

Segundo a empresa, na região Oeste a deposição nos ecopontos foi “ainda mais positiva”, com crescimentos de 20% no vidro, 21% no papel/cartão e 25% de entrega de embalagens de plástico e metal. Este crescimento “deveu-se a um forte investimento na recolha seletiva realizado pela empresa, com mais 1.500 ecopontos, mais 28 viaturas de recolha e campanhas de sensibilização”, explica a Valorsul em comunicado.

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste (Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira), servindo 1,6 milhões de habitantes.

 

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados