Assinar

Peniche inaugura Centro Escolar de Atouguia orçado em 3,4 milhões de euros

Centro educativo tem capacidade para 283 alunos, sendo 208 do primeiro ciclo do ensino básico, distribuídos por 11 salas de aula, e 75 do pré-escolar.

A Câmara de Peniche inaugura esta segunda-feira o Centro Escolar de Atouguia da Baleia, um investimento de 3,4 milhões de euros que vai concentrar os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo da freguesia.

O investimento de 3,4 milhões de euros vem disponibilizar oferta pública de jardim-de-infância, que não existia na freguesia, responder ao aumento de população e requalificar o parque escolar, com o encerramento de escolas de pequena dimensão, explica a autarquia do distrito de Leiria em nota de imprensa.

Após a inauguração, o Centro Escolar vai receber os alunos do primeiro ciclo de Atouguia da Baleia e de Reinaldes, já depois de em 2014/2015 terem fechado as escolas de Casal da Vala e Lugar da Estrada.

As novas instalações vêm melhorar as condições de ensino e aprendizagem, ao proporcionar novas respostas, como atividades de apoio à família, com prolongamento de horários, e Atividades de Enriquecimento Curricular.

O centro educativo tem capacidade para 283 alunos, sendo 208 do primeiro ciclo do ensino básico, distribuídos por 11 salas de aula, e 75 do pré-escolar.

Está equipado com uma sala polivalente para o primeiro ciclo e outra para jardim-de-infância, biblioteca, refeitório, ginásio interior e espaço exterior para atividade física.

Está ainda dotado de zonas de recreio, cobertas e descobertas, para os alunos dos dois níveis de ensino.

O investimento foi financiado em cerca de 2,1 milhões de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020.

O projeto foi lançado a concurso em 2015, pelo valor de 2,5 milhões de euros, mas surgiram despesas não consideradas no investimento inicial que elevaram o investimento e o financiamento comunitário.

Em 2013, o projeto ficou pronto para ser lançado a concurso e foi na ocasião candidatado a fundos comunitários, vindo a candidatura a ser chumbada por o concurso não ter sido à data lançado e o processo não estar na fase de preparação da adjudicação da empreitada.

O processo, desencadeado em 2010, foi retomado em julho de 2014 e o concurso público foi lançado em maio de 2015.

Em paralelo, a autarquia iniciou um processo de expropriação dos terrenos onde quer construir a escola, mas desde 2010 que decorriam contactos e diligências nesse sentido.

Desde 2014 que os orçamentos municipais têm verbas inscritas para aquele centro escolar, um projeto ansiado pela comunidade escolar e cujo processo de construção remonta a 2007.

Em 2008, o centro escolar chegou a estar previsto para ser construído dentro do recinto da escola EB 2,3 de Atouguia da Baleia, mas a população manifestou-se contra, por o município ter tomado a decisão sem ouvir os autarcas da freguesia e a comunidade escolar.

Além disso, discordou do local por reduzir a área de ampliação da EB, que precisava de ter mais salas.

Na ocasião, a população e Junta de Freguesia defenderam a construção em terrenos junto à EB 2,3.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.