Leiria é um dos sete distritos do país que vão estar sob aviso amarelo a partir da tarde de hoje devido à agitação marítima e ao vento.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso estará em vigor entre as 15 horas de hoje e as 6 horas de terça-feira, prevendo-se ondas com 4 a 4,5 metros:

A previsão é ainda de vento forte com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/hora) nos distritos de Leiria, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja, Aveiro e Coimbra.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Entretanto no fim de semana, e após a interdição da Autoridade Marítima Nacional de aglomerados de pessoas e das recomendações para não irem a banhos, muitas praias da região mantiveram-se quase desertas, como foram os casos da Praia do Pedrógão e da Nazaré, de acordo com registos fotográficos de sábado à tarde, ou mesmo da lagoa da Ervedeira, no domingo de manhã.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na região Centro e interior Norte, aumentando temporariamente de nebulosidade a partir do final da manhã, em especial nas regiões do interior.

A previsão aponta também para aguaceiros fracos e dispersos, sendo mais prováveis, até ao final da manhã, no litoral Centro e interior Norte sendo de neve acima de 800/1000 metros e, a partir da tarde, no interior sendo de neve acima dos 1200/1400 metros.

com Lusa
Fotografia de destaque: João RebeloNazaré, sábado, 14 de março, 17 horas