Assinar
Sociedade

Hora do Planeta assinala-se este ano na varanda ou na janela

Em Leiria, Pombal, Ansião e Nazaré alguns edifícios públicos vão estar com as luzes desligadas.

A XIII edição da Hora do Planeta celebra-se este ano nas varandas sob o lema “Apaga a Luz. Vai Ficar Tudo Bem”.

“Queremos encher as varandas e janelas das nossas vilas e cidades com milhares de brilhos para recordar que ali, onde estamos, este ano em casa (#Fique em Casa), todas as pessoas estão conectadas e conscientes da necessidade de cuidar da casa de todos: A Terra”, é a mensagem da organização WWF (World Wide Fund for Nature), que converteu os eventos presenciais em momentos digitais.

Em Portugal, dá conta a agência Lusa, a Associação Natureza Portugal (ANP) os embaixadores Mónica e Rubim, Chef Fábio, Miguel Martins, vão participar numa hora com partilha de receitas, músicas, receitas ao vivo e experiências sustentáveis, numa transmissão em direto a partir das 20 horas.

Seguindo as diretrizes do Governo, de permanecer em casa, é feito um apelo aos cidadãos para que estejam na varanda às 20h30 de hoje, sábado, apaguem a luz, até às 21h30, e enviem “uma mensagem de esperança” de que tudo ficará bem.

“Pedimos que lancem em código morse, das varandas e balcões, usando a lanterna do vosso telefone ou outra que tenham em casa”, escreveu a WWF na sua página de Internet, para incentivar os cidadãos a participarem na Hora do Planeta.

Tendo começado como um evento simbólico de luzes apagadas, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e tornou-se um verdadeiro movimento de massas.

Em Portugal são mais de 100 os municípios que já confirmaram que vão aderir ao apagão simbólico. Pombal, Leiria, Nazaré e Ansião são alguns dos municípios da região que vão desligar a luz este sábado.

Em Leiria, o Município irá desligar as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, “manifestando assim o seu apoio e a importância da preservação do meio ambiente”, enquanto na Nazaré, a iluminação do Forte de São Miguel Arcanjo será desligada.

Em Pombal, à semelhança de outras edições, a iluminação cénica do Edifício dos Paços do Concelho, do Museu Marquês de Pombal, do Celeiro do Marquês, do Castelo de Pombal, da Ponte D. Maria e da Torre do Relógio Velho será desligada durante 60 minutos.

As luzes dos Paços do Concelho, do Centro Cultural, da Piscina Municipal, do Complexo Monumental de Santiago da Guarda e do Centro de Negócios,  em Ansião, não vão estar ligadas entre as 20h30 e as 21h30 de hoje.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados