Novo paciente!

Novo paciente! 😍É um Airo e foi encontrado na praia da Nazaré.Publicado por CRAM – Centro de Reabilitação de Animais Marinhos em Domingo, 3 de maio de 2020

Um airo foi encontrado na quinta-feira na praia da Nazaré e entregue pela PSP ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), onde está a ser tratado.

O animal encontrava-se “bastante debilitado, bastante magro e com as penas danificadas “, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA Marisa Ferreira, coordenadora do centro, situado em Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Segundo explica a responsável, os airos são aves marinhas invernantes que “passam cá o inverno e migram para o norte da Europa na primavera para fazer reprodução”, pelo que serão poucos os exemplares que ficarão por cá nesta altura do ano. O airo encontrado não terá feito a migração por “não estar em condições”, suspeita Marisa Ferreira.

Os airos são aves marinhas que “ocorrem na nossa costa, até com bastante regularidade”, mas “normalmente só durante o inverno”, a exemplo das tordas-mergulheiras, que são da mesma família. São animais que “usam exclusivamente a água” e que raramente aparecem em terra, embora possam surgir “bastante próximo da costa”, explica ainda.

A responsável estima que o animal, que se encontra em “recuperação com evolução estável”, ficará no CRAM por um período “bastante prolongado” para poder ganhar peso e fazer “alguma muda das penas”. Só depois poderá ser avaliada o melhor momento para o devolver à natureza.

“O ideal seria libertá-lo mais próximo do inverno mas temos que ver qual será a melhor opção para o animal”, refere Marisa Ferreira.