Assinar
Cantinho dos Bichos

Airo ferido foi resgatado na Nazaré e está a recuperar

Animal foi encontrado na quinta-feira bastante debilitado, magro e com as penas danificadas.

https://www.facebook.com/cram.ecomare/videos/1588936454595148/

Um airo foi encontrado na quinta-feira na praia da Nazaré e entregue pela PSP ao Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), onde está a ser tratado.

O animal encontrava-se “bastante debilitado, bastante magro e com as penas danificadas “, adianta ao REGIÃO DE LEIRIA Marisa Ferreira, coordenadora do centro, situado em Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Segundo explica a responsável, os airos são aves marinhas invernantes que “passam cá o inverno e migram para o norte da Europa na primavera para fazer reprodução”, pelo que serão poucos os exemplares que ficarão por cá nesta altura do ano. O airo encontrado não terá feito a migração por “não estar em condições”, suspeita Marisa Ferreira.

Os airos são aves marinhas que “ocorrem na nossa costa, até com bastante regularidade”, mas “normalmente só durante o inverno”, a exemplo das tordas-mergulheiras, que são da mesma família. São animais que “usam exclusivamente a água” e que raramente aparecem em terra, embora possam surgir “bastante próximo da costa”, explica ainda.

A responsável estima que o animal, que se encontra em “recuperação com evolução estável”, ficará no CRAM por um período “bastante prolongado” para poder ganhar peso e fazer “alguma muda das penas”. Só depois poderá ser avaliada o melhor momento para o devolver à natureza.

“O ideal seria libertá-lo mais próximo do inverno mas temos que ver qual será a melhor opção para o animal”, refere Marisa Ferreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados