Assinar
Cultura

Espaços culturais de Leiria com entrada livre até final de setembro

Agromuseu Municipal, mimo, Moinho do Papel e Museu de Leiria reabrem e ficam com bilheteira grátis para compensar “a débil situação financeira da população”.

Os espaços culturais do concelho de Leiria sob a alçada do município vão abrir no dia 25 de maio, permanecendo diversos deles com entrada livre até 30 de setembro para compensar as dificuldades financeiras da população, anunciou hoje a autarquia. 

Encerrados na sequência da pandemia de Covid-19, Agromuseu Municipal Dona Julinha, Banco das Artes Galeria, mimo – Museu da Imagem em Movimento, Museu de Leiria, Moinho do Papel, Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco vão voltar à atividade com várias ações de prevenção.

Em nota divulgada hoje, o município avança que em todos será obrigatório o uso de máscara e será disponibilizado desinfetante, ao mesmo tempo que haverá um “reforço da higienização dos espaços, instalação de separadores físicos e de sinalização, controlo do fluxo de visitantes, redução da lotação das salas de espetáculos, criação de circuitos promotores do distanciamento social e de alternativas interativas”.

Citada pelo serviço de comunicação da Câmara de Leiria, a vereadora da Cultura explica que as medidas serve para “garantir a segurança e a confiança junto dos funcionários e dos públicos”.

Anabela Graça acrescenta que “a débil situação financeira da população”, resultado dos efeitos da pandemia, “nunca poderá ser entrave à fruição cultural”.

Por isso, o executivo da Câmara de Leiria aprovou que até 30 de setembro a entrada será gratuita para todos os visitantes no Agromuseu Municipal, mimo, Moinho do Papel e Museu de Leiria.

A par da abertura física de portas, a Câmara de Leiria vai manter várias iniciativas online lançadas durante o estado de emergência, como a transmissão de filmes, visitas guiadas e ainda a coprodução do festival “Cultura com C de Casa”.

Agromuseu com “Cultura popular: memórias”

Entretanto, o Agromuseu Municipal Dona Julinha, na Ortigosa, lança amanhã “Cultura popular: memórias”, um programa de divulgação da cultura popular e de memórias rurais e etnográficas, através de contributos de ranchos folclóricos, grupos corais e filarmónicas. 

A rubrica terá regularidade semanal, sendo divulgada no Facebook do Agromuseu às quintas-feiras, a partir das 16 horas. No arranque, este dia 14 de maio, está em destaque o Coro do Orfeão de Leiria. 


Secção de comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados