Assinar
Leiria

Lago do jardim da Almuinha Grande de “cara lavada”

Para evitar o assoreamento do lago e do coletor da ribeira do Amparo, está a ser construída uma bacia de retenção.

lago do jardim da Almuinha Grande em Leiria
Jardim da Almuinha Grande foi inaugurado a 22 de maio de 2019. Fotos: Joaquim Dâmaso

O lago do jardim da Almuinha Grande, junto à urbanização da Nova Leiria, está a ser sujeito a trabalhos de limpeza que devem ficar concluídos na próxima semana, disse hoje ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador da Câmara de Leiria Ricardo Santos.

Ainda esta sexta-feira o lago ficará com água, mas será necessário esvaziá-lo e enchê-lo nos próximos dias para que se possam concluir os trabalhos de limpeza, explicou o autarca.

A manutenção em curso deve-se à acumulação de areias e terras. Esse fator determina também a necessidade de desassoreamento do coletor da Ribeira do Amparo, ao longo da Nova Leiria, trabalho a que a autarquia prevê dar início na próxima semana.

Ricardo Santos esclarece ainda que, para evitar a acumulação recorrente de areias no coletor e no lago, está a ser construída uma bacia de retenção, na zona da Cerâmica do Liz. A obra já foi iniciada mas teve de ser interrompida “porque os solos, ali, são muito húmidos e não condições para fazer o resto do trabalho”. O autarca acredita que, também na próxima semana, haverá condições para retomar essa obra.

O jardim da Almuinha Grande foi inaugurado a 22 de maio de 2019, Dia do Município. Com seis hectares, nasceu 27 anos depois de ter sido contemplado no Plano de Pormenor da zona.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.