Assinar
Sociedade

Ministros assinam em Leiria e Dublin protocolo para doutoramentos em conjunto

Cerimónia de hoje formaliza protocolo para criação de um programa de doutoramentos conjuntos

De um lado, o ministro português. Do outro a ministra irlandesa. Os dois governantes participam hoje, quinta-feira, numa cerimónia que marca a colaboração do Instituto Politécnico de Leiria com duas instituições de ensino superior irlandesas. Em cima da mesa, está o protocolo para criação de um programa de doutoramentos conjuntos.

A cerimónia ocorre ao início da tarde desta quinta-feira, na Biblioteca José Saramago, em Leiria. O politécnico da cidade do Lis assina um protocolo de colaboração com o Athlone Institute of Technology e o Limerick Institute of Technology, instituições de ensino superior da Irlanda, para disponibilização de programas de doutoramentos conjuntos com estas instituições.

Na verdade, a cerimónia ocorre igualmente na Irlanda, à mesma hora. Em Leiria, a sessão contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Em Dublin, na Irlanda, estará a ministra do Ensino Superior da Irlanda, Mary Mitchell O’Connor.

Segundo a informação divulgada pelo Politécnico de Leiria, “o programa de doutoramentos conjuntos surge no âmbito da rede europeia Regional University Network – European University (RUN-EU), liderada pelo Politécnico de Leiria, e vai criar, já este ano, 10 vagas para frequência de programas de doutoramento por diplomados do Politécnico de Leiria”.

Os doutoramentos em causa, que “abrangem várias áreas científicas, têm a duração de quatro anos, durante os quais os doutorandos passam, em cada ano, seis meses na Irlanda e seis meses em Portugal, para desenvolvimento do programa de investigação, tendo um co-orientador do Politécnico de Leiria e um co-orientador do Athlone Institute of Technology ou do Limerick Institute of Technology”, reforça ainda a instituição de ensino superior sediada na cidade do Lis.

A assinatura do protocolo poderá ser acompanhada online.  

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados