Assinar
Pombal

Pombal investe quase meio milhão de euros na defesa da floresta

O investimento será repartido em operações como a execução de faixas de gestão de combustível e a beneficiação de pontos de água.

O Município de Pombal anunciou que vai investir ainda este ano 454 mil euros na defesa da floresta. A quantia acresce aos 1.578.551,63 euros já investidos nos últimos anos, em paralelo com um conjunto de iniciativas que visam explorar e promover o potencial florestal do concelho.

De acordo com uma nota de imprensa, o valor será repartido pelas “operações de beneficiação de caminhos florestais, execução de faixas de gestão de combustível, beneficiação de pontos de água e limpezas em propriedades municipais, entre outros”.

A autarquia adianta também que este ano “serão executados 278,9 hectares de Faixas de Gestão de Combustível nos 10 metros paralelos à rede viária municipal, num esforço partilhado pelo Município e Juntas de Freguesia, ao abrigo dos contratos interadministrativos”. A intervenção deve abranger 143 km de rede viária por todo o concelho.

“Serão ainda intervencionados 182 km de Rede Viária Florestal Municipal, o que corresponde a aproximadamente 10 km por cada uma das antigas 17 freguesias”, acrescenta o município.

No que diz respeito aos meios disponíveis, a autarquia informa que os Bombeiros Voluntários de Pombal dispõem de um efetivo de 170 bombeiros, apoiados por 40 viaturas afetas ao combate a incêndios rurais. A esses acrescem cerca de 190 elementos de 13 Unidades Locais de Proteção Civil.

“Operam ainda no concelho de Pombal cinco equipas de sapadores florestais (uma do Município, três da Associação de Produtores Florestais de Pombal e uma da Associação Florestal de Ansião), num total de 25 sapadores”, diz a mesma nota.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados