Assinar
Leiria

Praia do Pedrógão distinguida com duas bandeiras azuis

São 17 as praias do distrito de Leiria e concelho de Ourém distinguidas este ano com a Bandeira Azul da Europa.

A Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria, vai este ano hastear duas bandeiras azuis, uma na praia Centro e outra na praia Sul, mais conhecida como “praia dos campistas”.

No total, as praias da região de Leiria foram distinguidas com 17 galardões atribuídos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE): 16 costeiras e uma fluvial.

A lista, divulgada hoje pela ABAE em conferência de imprensa, inclui na região as duas zonas balneares da Praia do Pedrógão, bem como as praias do Osso da Baleia (Pombal), Paredes da Vitória e S. Martinho do Porto (Alcobaça), Foz do Arelho Lagoa e Foz do Arelho Mar (Caldas da Rainha), Nazaré e Salgado (Nazaré), Baleal Norte, Baleal Sul, Consolação, Cova de Alfarroba, Gambôa, Medão Supertubos e S. Bernardino (Peniche) e a praia fluvial do Agroal, no concelho de Ourém.

A nível nacional, a Bandeira Azul vai ser hasteada em 360 praias fluviais e costeiras, mais oito do que em 2019.

A galardão contempla ainda 18 portos de recreio e marinas (mais uma do que no ano anterior), 11 no continente e sete nas ilhas, e nove embarcações ecoturísticas (o mesmo número do ano passado), cinco no continente e quatro nas ilhas.

Este ano, a ABAE teve de fazer um esforço de adaptação às novas condições causadas pela pandemia e alterou o tema previsto para “De volta ao mar, com a atitude de mudar”, noticia a agência Lusa.

Quanto a regulamentos de segurança, José Archer, presidente da associação, realçou que a associação criou “um critério excecional, transitório e temporário” segundo o qual cabe aos responsáveis pela praia, pela marina ou pela embarcação galardoada implementar no seu espaço as regras extraordinárias determinadas pelas autoridades de saúde.

“Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar”, afirmou, salientado que a fruição destes espaços públicos vai depender da responsabilidade de cada um.

Enquanto as medidas concretas para o uso das praias ainda estão em preparação, o apelo da associação é, desde já, que “as pessoas olhem bem para as recomendações, porque o bom funcionamento desta época e das zonas balneares vai depender do comportamento de cada um”.

O responsável alertou ainda para os comportamentos em praias não vigiadas e fora das zonas concessionadas, onde será mais difícil implementar medidas.

A lista das praias galardoadas com Bandeira Azul foi apresentada no Aquário Vasco da Gama, em Algés, Oeiras, no dia em que se assinala a sua inauguração, pelo Rei D. Carlos I, em 1898.

Hoje é ainda o dia da Marinha Portuguesa, que gere o espaço, precisamente por ser também o aniversário da chegada de Vasco da Gama a Calecute, na Índia, em 1498.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados