A Associação de Futebol de Leiria (AF Leiria) aprovou esta semana um apoio financeiro extraordinário de 165.000 euros para ajudar os clubes filiados a superar a crise durante a época 2020/2021.

A deliberação, aprovada na quinta-feira passada em reunião de direção, visa “contribuir para a retoma da atividade futebolística”, fazendo face “às muitas dificuldades que os clubes atravessam e poderão vir a atravessar nos próximos tempos”.

A AF Leiria explica em comunicado que este apoio extraordinário terá por base um empréstimo concedido pela Federação Portuguesa de Futebol no valor de 90.000 euros, a liquidar em quatro anos, e o estorno dos prémios de seguros que rondam 69.000 euros.

A associação refere ainda que irá manter o pagamento das arbitragens de todos os jogos de jovens, a atribuição de bolas, a aquisição de viaturas e outros apoios, como previsto no âmbito do seu plano de atividades para o ano em curso.

Com este programa extraordinário de apoio, a associação prevê, entre outros, assegurar a taxa de filiação dos clubes e reduzir os encargos destes com as taxas de inscrição das equipas e dos agentes desportivos e com os prémios de seguro dos agentes desportivos inscritos.

Para aceder a estas medidas, “os clubes filiados devem ter a sua situação financeira regularizada com a AF Leiria”, frisa na mesma nota.

Considerando o início da próxima época a 3 de agosto, as datas previstas para o início das competições nacionais e as orientações da Direção-Geral de Saúde no âmbito do processo de desconfinamento, a associação acrescenta que o arranque das competições não deverá sofrer alterações em relação às épocas anteriores, remetendo para breve a divulgação das respetivas datas.