A sportinguista Auriol Dongmo bateu, este sábado, o recorde de Portugal no lançamento do peso, com a marca de 18,82 metros. É a melhor atleta europeia do ano na disciplina e a terceira em âmbito mundial.

A marca foi atingida durante uma prova de preparação, no Centro Nacional de Lançamentos, para atletas dos clubes do distrito, com a atleta a participar como extra, informa a Federação Portuguesa de Atletismo em nota enviada à comunicação social.

Nascida nos Camarões e autorizada a representar a seleção de Portugal a partir de julho, Auriol Dongmo, 29 anos, conseguiu a marca recorde logo ao primeiro ensaio, superando o anterior recorde, 18,37 metros, que já lhe pertencia desde a época de pista coberta, quando, a 29 de fevereiro, venceu os Campeonatos de Portugal indoor em Pombal.

A mesma nota de imprensa refere que “no decorrer do concurso, Auriol ainda passou o anterior recorde mais uma vez (18,61 m ao quarto ensaio), depois de ter feito 17,73 e 17,97 no segundo e terceiro ensaios. Os dois últimos lançamentos foram nulos”.

Treinada por Paulo Reis, este foi o quarto recorde de Portugal obtido pela atleta do Sporting no ano 2020. Lançou 18,02 metros em janeiro, passou depois para 18,31 m e 18,37 m, sempre em pista coberta.

Auriol Dongmo é a melhor atleta europeia e, em termos internacionais, está agora em terceiro, atrás das canadianas Brittany Crew (18.88m, obtidos em 6 de março) e Sarah Miton (18,84 m, também obtidos hoje) e à frente da marcante neozelandesa Valerie Adams (18,81 m).

Se não estivesse fechada a janela de qualificação, este novo recorde cumpria os objetivos para competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para 2021.